Disciplina - Biologia

Biodiversidade - Histórico

A diversidade biológica refere-se ao número de espécies em determinadas áreas, ao papel ecológico que estas espécies desempenham, ao modo como a composição de espécies muda conforme muda a região e, ao agrupamento de espécies que ocorrem em áreas específicas.

A origem da biodiversidade é explicada, atualmente, pela teoria dos refúgios proposta por Aziz Nacib Ab'Saber, na qual grupos de animais ficaram isolados em ilhas de vegetação e foram sofrendo um processo de especiação. À medida que as ilhas voltaram a se agrupar em uma única e imensa área verde, a base da diversidade florística e animal já estava formada.

A vida na Terra é resultado de milhares de anos de evolução, onde espécies se relacionaram com o meio físico, modificando-o e sendo por ele modificadas. Em tempos mais recentes da história evolutiva dos seres vivos, as comunidades humanas também desempenharam papel importante na moldagem da biodiversidade. Áreas que hoje parecem completamente naturais trazem as marcas de milênios de convívio com os humanos, que descobriram, usaram e modificaram os recursos bióticos.

Os principais processos responsáveis pela perda da biodiversidade são: a perda e fragmentação dos habitats; a introdução de espécies e doenças exóticas; a exploração excessiva de espécies de plantas e animais; o uso de híbridos e monoculturas na agroindústria e nos programas de reflorestamento; a contaminação do solo, da água, e da atmosfera por poluentes e as mudanças climáticas.

A Biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas, e fonte de imenso potencial de uso econômico. É a base das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras e florestais e, também, a base estratégica para a indústria da biotecnologia.


Ícone com fontes de pesquisas sobre o tema biodiversidade
Fontes de pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: