Disciplina - Biologia

Biodiversidade - Flora

Flora é o conjunto de espécies vegetais de uma determinada região. O Brasil possui a maior biodiversidade vegetal do planeta, com mais de 55 mil espécies de plantas superiores e cerca de dez mil briófitas e algas, um total equivalente a quase 25% de todas as espécies de plantas existentes.

A maior parte da flora brasileira encontra-se na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, embora o Pantanal Matogrossense, o Cerrado e as Restingas também apresentem grande diversidade vegetal. O desmatamento, as queimadas e outras ações humanas, nesses habitats, são fatores que contribuem para o aumento de espécies na lista de espécies ameaçadas de extinção.

ícone que abre PDF " lista das espécies da flora ameaçada de extinção - iucn"
Acesse o PDF

Lista de espécies ameaçadas de extinção

Além das espécies nativas, a flora brasileira recebeu aportes significativos de outras regiões tropicais, trazidos pelos portugueses durante o período colonial. Várias dessas espécies de plantas restringiram-se às áreas agrícolas, como o arroz, a cana-de-açúcar, a banana e as frutas cítricas. Outras, entretanto, adaptaram-se muito bem e espalharam-se pelas florestas nativas a tal ponto que frequentemente são confundidas com espécies nativas, tendo como exemplos: o coqueiro (Cocus nucifera) originário da Ásia; a fruta-pão (Artocarpus communis) e a jaqueira (Artocarpus integrifolia) originários da região indo-malaia; a mangueira, a mamona, o cafeeiro e várias espécies de eucaliptos e pinus, introduzidas para a produção de madeira, bem como dezenas de espécies de gramíneas. Algumas espécies de plantas são utilizadas para fins terapêuticos.
Fontes
Fontes de pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: