Disciplina - Biologia

Biodiversidade - R. E. Desarmônicas Interespecíficas

As relações ecológicas harmônicas interespecíficas ocorrem em seres de espécies diferentes, em que um indivíduo se beneficia, provocando prejuízo ao outro da relação. Exemplos: amensalismo, predatismo, parasitismo e competição.

Amensalismo ou antibiose
Relação no qual uma espécie bloqueia o crescimento ou a reprodução de outra espécie, denominada amensal, através da liberação de substâncias tóxicas. Exemplos: fungo Penicillum notatum e bactérias; dinoflagelados Gonyaulax e fauna marinha, entre outras.

Predatismo
Relação onde um ser dito predador ataca e devora outro, chamado presa. Os predadores são geralmente maiores e menos numerosos que suas presas, sendo exemplificadas pelos animais carnívoros. As duas populações, de predadores e presas, geralmente não se extinguem e nem entram em superpopulação, permanecendo em equilíbrio no ecossistema. Atua como fator limitante do crescimento populacional.

Parasitismo
Relação onde uma espécie se instala no corpo de outra, dela retirando matéria para a sua nutrição e causando-lhe, em consequência, danos, cuja gravidade pode ser muito variável, desde pequenos distúrbios até a própria morte do ser parasitado. Dá-se o nome de hospedeiro ao organismo que abriga o parasita. De um modo geral, a morte do hospedeiro não é conveniente ao parasita, mas muitas vezes ela ocorre.

Competição
Relação onde os seres de espécies diferentes concorrem pelos mesmos fatores ambientais, principalmente espaço e alimento. Essa relação determina a densidade das populações envolvidas.
Pesquisa
Fontes de pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: