Disciplina - Biologia

Sequência de Aulas - Filogenética - passo a passo

1ª Aula

O professor levará para sala de aula o texto:
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Noções de Sistemática Filogenética




Este texto auxiliará o professor nas explicações sobre filogenética, bem como ajudará os alunos a compreenderem o processo evolutivo e como são construídos os cladogramas/árvores filogenéticas.

2ª Aula

O professor poderá levar os alunos para o laboratório de informática ou apresentar o simulador “História da Terra” com o equipamento multimídia, mostrando e explicando as eras geológicas, bem como os principais eventos que ocorreram ao longo da existência do planeta.
ícone que dá acesso ao arquivo do simulador a história da terra
"A História da Terra"




O simulador deverá ser apresentado e comentado pausadamente, dando tempo para que os alunos possam anotar em seus cadernos esses acontecimentos.

3ª Aula

Inicia-se a aula fazendo um breve resgate e comentário da aula anterior, onde o professor deverá perguntar aos alunos o que eles destacaram sobre as Eras geológicas e os principais eventos ocorridos.
Na sequência, o professor cita o exemplo dos Tentilhões de Darwin para falar sobre extinção e irradiação, que são conceitos fundamentais para que o aluno compreenda a filogenia:
“Os tentilhões de Darwin são os exemplos mais clássicos de como a seleção natural atua na irradiação de espécies (Mori et al., 2006). No Arquipélago de Galápagos, ao longo do tempo, uma única espécie de tentilhão deu origem às 13 conhecidas atualmente (Ridley, 2006). Inicialmente, isso se deu principalmente devido a pequenas modificações morfológicas no formato do bico dos indivíduos da espécie, formando assim várias subpopulações, cada uma pré-adaptada a explorar um determinado tipo de recurso (Mori et al., 2006). Com o passar do tempo, surgiu o isolamento reprodutivo entre elas, culminando na irradiação da grande variedade de tentilhões que hoje ocupam Galápagos. O caso dos tentilhões é o resultado de uma série de interações entre extinção e irradiação, que diminuem e aumentam, respectivamente, a diversidade da vida. A biodiversidade conhecida atualmente é, nesse contexto, o resultado de longos processos sucessivos de irradiação e extinção de espécies (Ridley, 2006). Desse modo, a compreensão de como esses dois processos estão caminhando paralelamente ao longo do tempo é fundamental para que os alunos entendam evolução (RIDLEY, 2006, apud: OLIVEIRA, et al, 2008).

Na sequência, o professor reapresenta o conceito de árvore filogenética/cladogramas (que foi discutido na 1ª aula) depois, mostrando aos alunos o Infográfico “Árvore da Vida” ele poderá explicar quais fatores ambientais foram decisivos para a extinção e para a evolução/irradiação das espécies; deverá apresentar as características dos diferentes grupos de seres vivos bem como as eras que esses seres surgiram (reafirmando os conceitos de nicho ecológico, irradiação, adaptação das espécies e evolução).
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"Árvore da Vida"




4ª Aula

JOGO GALÁPAGOS: A EXTINÇÃO E A IRRADIAÇÃO DE ESPÉCIES NA CONSTRUÇÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA. Marcus Vinícius de Melo Oliveira, Walter Santos de Araújo, Ana Claudia de Oliveira, Thannya Nascimento Soares Departamento de Biologia Geral, Instituto de Ciências Biológicas Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia, Caixa Postal 131, CEP 74001-970, Goiânia, GO, Brasil.
ícone que dá acesso ao arquivo do  jogo galápagos
"Jogo Galápagos"




5ª Aula

Atividade Complementar
Áudio
ícone que dá acesso ao arquivo do áudio canção da evolução
"Canção da Evolução"




Imprimir o arquivo PDF do áudio e também ouvi-lo e detalhar os conceitos abordados na forma de um glossário.
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