Disciplina - Biologia

Relato: Ecossistema Experimental - A autonomia dos vegetais

Nome do Autor: Alfredo Francisco Pliessnig
E-mail: alf@seed.pr.gov.br
Instituição: Col. Est. Wolff Klabin
Município: Telêmaco Borba - Paraná
Conteúdo: Mecanismos Biológicos - Fisiologia Vegetal
Série: 2º ano do EM
Foi utilizado algum recurso do Portal: Sim. Imagem da TV Multimídia
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Relato


O objetivo da aula é que o aluno reconheça o atributo dos vegetais na manutenção da vida no planeta; compreenda a relação entre os processos de fotossíntese e respiração, percebendo a independência dos vegetais que realizam esses dois processos. É interessante que o professor tenha trabalhado previamente noções sobre as organelas, mitocôndria, cloroplasto e processos de respiração e fotossíntese.

Para trabalhar as estratégias e recursos propostos foram utilizadas 4 horas/aula em dias diferentes.

Estratégias e recursos da aula


A aula teve início com a atividade: construindo um Ecossistema Experimental. Para ilustrar esse experimento foi apresentada na TV Multimídia, que apresenta uma foto com dois Ecossistemas Experimentais produzidos pelo professor.

Uma ou duas aulas antes da atividade, foi solicitado aos alunos o seguinte material: um frasco de vidro (limpo, sem rótulo e com tampa), um rolo de fita isolante, mudas de plantas (podiam ser plantas variadas, mas se recomendou o uso de mudas de grama – fácil de conseguir com raiz e são relativamente resistentes).

O professor providenciou um saco com terra e outro com areia e algumas varetas para a montagem do experimento, bem como algumas mudas de plantas (há sempre os alunos que “esquecem”) e uma caneta para retroprojetor (para anotar os nomes e a data nos frascos).

A montagem do Ecossistema Experimental foi simples: os alunos colocaram um pouco de areia no fundo do frasco e depois cobriram com terra (mais ou menos o dobro da quantidade de areia). Em seguida foi colocada a muda da planta, utilizando as varetas para enterrar sua raiz.. Finalmente, acrescentado um pouco de água (bem pouco mesmo, a não ser que a terra estivesse muito seca), tampado o frasco, vedado com a fita isolante e identificado com o nome do aluno e a data (com uma etiqueta ou escrito diretamente sobre o vidro com caneta para retroprojetor).

Essa atividade produz um pouco de sujeira, então os alunos foram orientados a limpar a sala ao final. Após a montagem do experimento, os alunos mantiveram o frasco em casa, em local que não havia luz direta do sol, mas que tinha suficiente luminosidade.

Os alunos também “pesaram” seus frascos (isso pôde ser feito em mercados ou padarias) e registraram a data e o valor obtido - para posteriormente verificarem se houve alterações no peso do frasco. O experimento desenvolvido nessas aulas também é conhecido como terrário.

Para finalizar a aula em que foi realizada a montagem, os alunos foram orientados a produzir questionamentos a respeito do experimento.

Compilados pelo professor, eliminando os questionamentos repetidos, surgiram várias questões, como por exemplo:

1. Como a planta sobrevive?
2. Por que o vidro deve ser transparente?

A montagem do experimento tomou boa parte do tempo da aula, por isso os alunos continuaram a produção das perguntas em casa. (Obs.: Alguns poucos conceitos da Biologia permitem que a maioria delas sejam respondidas.)

Na aula seguinte dois conceitos básicos da Biologia foram trabalhados para a compreensão dos fenômenos ocorridos com o Ecossistema Experimental: a fotossíntese e a respiração.

Antes de iniciar a explicação desses fenômenos, o professor apresentou, na TV Multimídia, um trecho de áudio do Programa Escola Brasil, que ensina sobre o processo da fotossíntese de forma divertida e atraente. Esse Programa, de 19 minutos, também apresenta outros assuntos. No entanto, para este trabalho foi apresentado somente o trecho referente ao assunto (5 minutos).

Ao explicar a fotossíntese, foi dada ênfase na reação simplificada do processo. O que se queria nesse momento era valorizar a capacidade que os vegetais possuem de fabricar seu próprio alimento (fonte de energia) a partir do gás carbônico, água e energia luminosa. Da mesma maneira, foi explicado o processo de respiração, também de forma simplificada, para que o aluno percebesse sua importância no processo de obtenção de energia a partir do alimento - neste caso, produzido pela própria planta. (Os dois mecanismos estão representados na figura 02, editada com ajuda do GIMP, salva no formato JPG e apresentado na TV Multimídia).

Dica: O retroprojetor é um recurso antigo, mas rico para ilustrar as aulas de Biologia. As figuras dessa aula, também, poderiam ter sido impressas em transparência e utilizadas para apresentar os conceitos.

A partir da compreensão desses dois fenômenos, os alunos tiveram capacidade de compreender a dinâmica do Ecossistema Experimental, conseguiram responder muitas questões por eles mesmos formuladas.

Por meio de acesso à Internet, no laboratório de informática, em uma das aulas subsequentes, os alunos puderam explorar um hipertexto de botânica, fisiologia vegetal, que apresenta as necessidades básicas de sobrevivência das plantas e os mecanismos envolvidos por traz dessas necessidades. É comum, na crença popular, a ideia que os vegetais fazem fotossíntese de dia e respiram de noite - ou ainda que a fotossíntese seja a respiração dos vegetais. Por isso não se pode dormir com plantas no quarto, porque elas consomem todo o nosso ar. Essas crenças foram questionadas da seguinte maneira:

• E se houver luz de noite (artificial), a fotossíntese acontece?
• Por que não nos falta ar se dormirmos na mata de noite?
• Flores perfumadas, pólen e esporos de algumas plantas podem causar alergias respiratórias se mantidas próximo ao local de dormir?

Nesse momento, em grupo, os alunos responderam as questões propostas. Vale lembrar que para algumas perguntas as respostas puderam ser obtidas pela observação direta do experimento (em longo prazo), como por exemplo:

• O peso do frasco irá aumentar?
• A planta cresce?
• Quanto tempo vai viver?

Atividade complementar – Para enriquecer o trabalho desenvolvido sugere-se uma atividade complementar, descrita no Anexo 1.

Avaliação


A primeira atividade avaliativa foi apresentar na TV Multimídia uma Imagem de uma árvore, disponível no Portal Dia a Dia, para representar a fotossíntese.

A primeira parte da atividade despertou o interesse dos alunos e promoveu a verificação dos conceitos que ainda não possuíam, refletidos nas questões elaboradas por eles mesmos sobre o tema. Após o desenvolvimento da aula, quando os alunos tiveram de dar respostas a essas questões, percebeu-se que houve (ou não, em alguns casos) a apropriação dos conteúdos propostos, bem como uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de ideias do senso comum.

Ainda como forma de avaliar o aprendizado, os alunos foram orientados a produzir pequenos mapas conceituais para explicar os fenômenos da fotossíntese e respiração realizados pelos vegetais. Os mapas conceituais foram produzidos, inicialmente, no caderno e em folha separada para entregar ao professor. Alguns deles foram montados pelo professor no programa Cmap Tools e apresentados na forma de imagem na TV Multimídia.
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Referências


Banco Internacional de Objetos Educacionais. Inclusão. Disponível em: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/793> Acesso em: 14/07/2010.

Espaço Ciência Viva. Terrário. Disponível em: <http://www.cienciaviva.org.br/arquivo/facavc/experimento/index.html> Acesso em: 14/07/2010.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Portal Dia a Dia Educação. Aroeira. Imagem. Disponível em: < http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/2biologia/3aroeira.jpg> Acesso em: 14/07/2010.
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