Disciplina - Biologia

Biotecnologia - Transgênicos - nas Plantas

a) Preservação do banco genético

O professor Carlos Moreira-Filho, coordenador do Centro de Pesquisa em Biotecnologia (CPB) do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, destaca que na agroindústria, a biotecnologia tem gerado grande polêmica, sobretudo no caso da soja. "Foi desenvolvida uma soja transgênica que resiste a alguns herbicidas usados contra ervas daninhas. Isto evita a necessidade de se cobrir a planta quando o herbicida é utilizado. Para que isto realmente funcione, é preciso seguir corretamente as normas de biossegurança, caso contrário o gene que torna a soja resistente ao herbicida pode também ser incorporado pela erva daninha e piorar a situação original", explica.

"Mas as normas de biossegurança existem e funcionam", prossegue. "Portanto, da mesma forma que não podemos ceder a lobbies de empresas que querem um produto ainda não suficientemente testado no mercado, também não podemos ser levados por pressões de fundamentalistas, que não aceitam de forma alguma a revolução bio-tecnológica na agroindústria, contradizendo a verdade científica".

Moreira-Filho salienta que a noção de preservação deve ser compatível com a noção de desenvolvimento. "Não podemos pensar que as pessoas devem ficar quietas no seu canto observando a floresta. Se não houver meio de subsistência, acabará ocorrendo uma atividade predatória. Por isso a biotecnologia é importante: para que possamos utilizar nossa fauna e nossa flora, sem destruí-las. Mas usando como um banco de genes", conclui.

b) Produção de transgênicos

ícone que dá acesso ao infográfico que demonstra como se produzem plantas transgênicas
Plantas Transgênicas
Atualmente as plantas transgênicas disponíveis no mercado têm genes que agem em todas as partes do vegetal. Isso significa que, quando um gene é inserido, raízes, caule, folhas e frutos expressam a proteína que ele codifica. Pesquisadores brasileiros, entretanto, descobriram uma maneira de restringir a manifestação de características adquiridas por meio da transgenia.

Uma das vantagens dessa tecnologia é a ausência de traços de transgenia no fruto, o que poderia reduzir a rejeição de parte dos consumidores. Além disso, os estudos também visam trabalhar genes que reduzem a transpiração das plantas por meio das folhas, tornando-as, assim, tolerantes ao clima seco. Leia mais.

c) Preservação da biodiversidade de plantas
ícone que dá acesso ao arquivo em pdf sobre a aplicação da biotecnologia para a presertvação da biodiversidade das plantas
Biotecnologia na Produção
de Algodão


A biodiversidade resulta de milhões de anos de evolução biológica e é o componente do sistema de suporte à vida do Planeta. Além do valor intrínseco de cada espécie, seu conjunto, bem como o de interações
entre espécies e destas com o meio físico-químico, resultam em serviços ecossistêmicos imprescindíveis para manter a vida na Terra. Sendo assim, a ciência da biodiversidade é amplamente reconhecida como área prioritária de investigação científica, tanto nos países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento.

d) Melhoramento genético e produção de biocombustíveis

Os maiores produtores de biocombustíveis são Estados Unidos, China e Alemanha.
Os biocombustíveis representam cerca de 1% da matriz mundial de transportes. Os biocombustíveis que fazem parte da matriz energética brasileira são originários da transformação do açúcar por microrganismos.
Leia mais.

e) Fitocosmética

Estudos indicam que o mercado internacional de produtos naturais para cuidado pessoal segue um crescimento médio anual avaliado em torno de 8 a 25%. Os mesmos estudos apontam que para os mercados de produtos sintéticos, a taxa média de crescimento é inferior, girando em torno de 3 a 10%.

ícone que dá acesso ao pdf sobre fistocosmética

Produtos Naturais na Indústria Cosmética



f) Biofármacos

Biofármacos são as substâncias e/ou drogas medicinais produzidas pelo emprego da biotecnologia. São proteínas (incluindo os anticorpos), os ácidos nucléicos (DNA ou RNA) utilizados na terapia ou com objetivo diagnóstico in vivo.

São produzidos pela extração direta de fontes biológicas nativas (não-produzidas).[13] Os biofármacos são homólogos às proteínas humanas com as quais têm alto grau de semelhança ou formam macromoléculas que interagem com elas. O resultado é a produção, modificação ou detecção de um estado biológico prévio. As modalidades de emprego da biotecnologia em saúde humana no Brasil podem ser resumidas em quatro grandes grupos:
a) Produção de biofármacos;
b) Produção de imunobiológicos;
c) Produção de agentes biológicos para diagnósticos;
d) Produção de hemoderivados. Leia mais.
Recomendar esta página via e-mail: