Disciplina - Biologia

Relato: Exposição corpos

Nome do Autor: Joseane Pasini
E-mail: joseane.pasini@uol.com.br
Instituição: Colégio Estadual Professor Julio Mesquita
Município: Curitiba/PR
Conteúdo: Mecanismos Biológicos
Série: 3º ano do Ensino Médio
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não

Relato


No dia 17 de setembro de 2010, alunos do 3º ano do Ensino Médio e professores das áreas de Biologia, Educação Física, História e Língua Portuguesa fizeram uma excursão à São Paulo e visitaram a exposição "Corpos". Haviam corpos inteiros e dissecados, que mostravam vários sistemas do coprpo humano. Também estavam disponíveis órgãos ou partes do corpo, alguns sadios, outros doentes. Nos corpos doentes foi possível observar que o estilo de vida pouco saudável trazem efeitos bastante negativos que resultam nas chamadas "doenças", como por exemplo, o que acontece nos pulmões dos fumantes. Por meio da exposição foi possível entender o quanto o corpo humano é impressionante e maravilhoso, principalmente ao observar como músculos, articulações e ossos permitem um funcionamento sincronizado. Segundo os organizadores, o grupo de professores e alunos do Colégio Estadual Professor Julio Mesquita foi o primeiro visitante de escola pública de Curitiba à exposição. Vale ressaltar que a iniciativa para realização da viagem foi da professora de Biologia, visto que a direção do Colégio não pode se responsabilizar por alunos fora das suas dependências.

Na sequência foi feita visita ao Museu da Língua Portuguesa, na belíssima Estação da Luz. Aqui oportunizou-se um "mergulho" na história do importante prédio da Estação, percorrendo pontos históricos e arquitetônicos do local, destacando-se a ferrovia Santos-Jundiaí e sua importância para a economia e para a sociedade brasileiras, no final do Século XIX e primeira metade do Século XX.

Dentro do Museu a exposição mais interessante foi "Fernando Pessoa, plural como o universo", pois, permitia a interação dentro do museu. E, assim, mostrou uma nova forma de ensino e aprendizagem da língua portuguesa vislumbrando uma realidade totalmente nova aos olhares curiosos dos alunos e, por que não, dos professores também.

A viagem ainda oportunizou uma visita ao Instituto Butantan, onde foram observados 60 terrários, três aquários, sete quadros de efeitos visuais e uma vitrine de ossos e esqueletos. Haviam ainda 100 exemplares vivos, assim distribuídos: 49 espécies de serpentes; três espécies de lagartos, duas espécies de escorpiões, oito espécies de aracnídeos, além de algumas espécies de peixes. O Museu do Butantan atrai gente do mundo todo, exatamente por ser um dos poucos do gênero.

Essa foi uma experiência extremamente enriquecedora para os alunos e gratificante para os professores. Professores esses que puderam proporcionar uma vivência única aos alunos do Colégio Estadual Professor Julio Mesquita

De volta à escola, teve-se a oportunidade de dividir essa experiência com os demais alunos e professores, trabalhando de forma interdisciplinar todos os conteúdos que foram observados durante a viagem.
Recomendar esta página via e-mail: