Disciplina - Biologia

Biotecnologia - Biossensores - nos alimentos

ícone saiba mais com conteúdo sobre aplicações biotecnológicas em diversas áreas
Biossensores na
análise de alimentos

Em análises de qualidade de alimentos, os biossensores são aplicados, sobretudo, na detecção de contaminantes químicos e biológicos.

Considerando a questão de segurança microbiológica, o uso de biossensores reduz a manipulação da amostra e, conseqüentemente, diminui também as possibilidades de contaminação humana. Esse fato
torna os biossensores recomendados para laboratórios de microbiologia de alimentos.

Os biossensores podem ser utilizados na determinação de vitaminas em bebidas, produtos farmacêuticos e alimentos com potencial para serem aplicados na indústria. No caso do ácido ascórbico, a enzima ascorbato
oxidase tem sido imobilizada em superfícies diversas e utilizada para catalisar a oxidação de L- ácido ascórbico na presença de oxigênio, como a seguir: 2 L-ascorbato + O2 + 2H+ → 2 dehidro-L-ascorbato + 2H2O. A concentração do ácido ascórbico tem sido diretamente relacionada com o consumo de oxigênio.

Os biossensores, também, têm sido aplicados no monitoramento de alimentos contendo ingredientes de plantas geneticamente modificadas.

Em vários países, inclusive no Brasil, a legislação para a rotulagem de alimentos estabelece limites permissíveis da presença dos transgênicos na composição dos mesmos. Desse modo, diversas metodologias vêm
sendo desenvolvidas e aprimoradas, para garantir o cumprimento da legislação e a padronização dos resultados.

Os biossensores podem ser utilizados na análise de uma ou mais substâncias químicas e biológicas, presentes em uma mesma amostra, ou na detecção de um determinado analito em várias amostras simultaneamente.

Fonte: EMBRAPA. Aplicações de biossensores na análise da qualidade de alimentos. ISSN 1677-1915. EMBRAPA Agroindústria Tropical. Fortaleza, 2008.
Pesquisa
Fontes de pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: