Disciplina - Biologia

Oficinas das CRTEs - Reciclagem

Nome do autor: Sergio Luiz Borges
E-mail: sergioborges73@yahoo.com.br
Instituição: Instituto de Educação Estadual César Prieto Martinez
Município: Ponta Grossa - PR
Conteúdo: Biodiversidade - Reciclagem
Série: 1º ano do E.M.
Foi utilizado algum recurso do Porta Dia a dia Educação? Não


Relato

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de softwares CmapTools e Gimp, sob orientação da docente e assessora pedagógica Flora Lucirley Gomes de Oliveira, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava.

O assunto reciclagem é de suma importância para a conscientização e ação de nossos alunos, objetivando um planeta mais saudável, assim como para que as pessoas adquiram hábitos de respeito à natureza.

Objetivo geral

  • Consciência ecológica, a estimulação da cultura da reciclagem e a possibilidade de promover o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, por meio de ações direcionadas.

Objetivos específicos

  • Despertar o interesse dos alunos para a reciclagem.
  • Relacionar os diferentes tipos de lixo utilizados na reciclagem.
  • Associar a reciclagem à questão ambiental.
  • Analisar criticamente a sociedade de consumo.

Metodologia

Reciclar é coletar e modificar um material que possa ser transformado em novos produtos. Temos um papel vital na educação ecológica, pois é geralmente na escola que os alunos entram em contato pela primeira vez com a função individual que temos em preservar e manter o nosso planeta.

Num primeiro momento, foi apresentado aos alunos a proposta de trabalhar com o conteúdo reciclagem. A seguir, abriu-se um debate sobre o tema, visando a participação dos alunos e a verificação do conhecimento destes sobre o assunto.

Num segundo momento, como há muitos materiais disponíveis sobre reciclagem, apresentou-se, na TV Multimídia, um mapa conceitual elaborado no software CmapTools e gravuras com efeitos do software Gimp. Comentou-se sobre os materiais que podem ser reciclados e os que não podem; as cores usadas nos postos de coleta de materiais reciclados, seus significados e os materiais correspondentes; e as curiosidades sobre reciclagem, como o tempo que os lixos levam para serem decompostos na natureza.

Após, solicitou-se aos alunos que, juntos, escolhessem em qual local da sala ficaria a base para coleta dos materiais recicláveis, e que trouxessem de casa, para a próxima aula, materiais que seriam depositados no posto de coleta.

Num próximo momento, fotografou-se grupos de alunos depositando os materiais nos respectivos recipientes. Depois, foi solicitado que relatassem a importância da reciclagem para nosso planeta e o valor da conscientização individual.

Recursos utilizados

Foi utilizado durante a aplicação desse conteúdo a TV Multimídia; os softwares Gimp e CmapTools; livros didáticos; sites sobre reciclagem; cinco recipientes de boca larga; tintas e papéis diversos nas cores azul para papel/papelão, vermelho para plástico, verde para vidro, amarelo para metal e marrom para matéria orgânica; cola; tesoura; pincéis; sacos de lixo; etiquetas com o nome de cada material a ser reciclado (Papel, Vidro, Metal, Plástico e Matéria orgânica) e máquina fotográfica.

Avaliação

Foi avaliado a evolução pessoal dos alunos no processo de conscientização em relação a importância da reciclagem.
Recomendar esta página via e-mail: