Disciplina - Biologia

Prática: Grupos sanguíneos

Nome da Autor: Edna Aparecida Pedersoli
E-mail: ednapedersoli@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Prof. Izidoro L. Ceravolo – EF e EM
Município: Apucarana - Paraná
Conteúdo: Biodiversidade – Grupos Sanguíneos
Série: 1º e 3º ano do EM
Foi utilizado algum recurso do Portal: Sim
Nomes e links para os arquivos do Portal:

Relato

O ensino de Biologia, em geral, é tradicional em conteúdos extensos e, muitas vezes, complexos, havendo necessidade de memorização de conceitos e nomes, principalmente no conteúdo de genética. Dessa forma, torna-se uma matéria maçante e monótona e os alunos ficam desmotivados.

A proposta dessa prática é tornar o ensino de Biologia no conteúdo de genética “Grupos Sanguíneos”, mais significativo para o aluno, utilizando recursos tecnológicos disponíveis em sala de aula, tornando a aula mais atrativa. Também propõe-se um jogo didático como atividade lúdica, como ferramenta útil para o processo educativo, pois apresenta alternativas na construção do conhecimento pelos alunos, permitindo o exercício do raciocínio e a interpretação de questões que auxiliam na fixação do conteúdo.

Procedimentos metodológicos

A aula terá início através de uma abordagem problematizadora do conteúdo da página 145, do Livro Didático Público (LDP): Transfusão Sanguínea: caminho para a vida ou destino para a morte? O objetivo é levantar as concepções prévias que os alunos possuem sobre o assunto.

A seguir, exibir dois vídeos: Sistema Sanguíneo - Composição, que trata sobre os elementos do sangue, e Sistema Sanguíneo - Produção, que explica as funções dos componentes do sangue, visando promover uma revisão de conceitos, tais como: hemácias ou glóbulos vermelhos, leucócitos ou glóbulos brancos, plaquetas, proteínas, anticorpos, aglutinação, coagulação, etc.

Na sequência, os alunos, em grupo, farão a leitura do texto: Sangue? Um mar vermelho que sustenta a vida, (Folhas n. 9, do Livro Didático Público - LDP), para resgatar o histórico do conteúdo nas p. 146-149.

Após a leitura, será apresentado pelo professor o conteúdo específico, de forma organizada e sistematizada, por meio de slides na TV multimídia, para que os alunos assimilem e possam confrontá-lo com suas concepções anteriores. Nessa hora, os alunos contribuirão com a exposição, perguntando, respondendo, acompanhando e analisando os conceitos apresentados.

Em equipe de cinco alunos, promover a fixação e/ou a avaliação do conteúdo exposto por meio de um jogo didático “Na Trilha do Sangue: o jogo dos grupos sanguíneos”, previamente confeccionado interdisciplinar. Essa é uma atividade lúdica que auxilia no aprendizado dos alunos de forma mais interativa e divertida, em que os alunos tornam-se mais entusiasmados, resultando num aprendizado mais significativo. Em grupos, ler as regras e iniciar o jogo.

Essa prática foi prevista para ocorrer de acordo com o tempo pedagógico de duas ou mais aulas.


ícone que permite acessar documentos zipados.
Prática Grupos sanguíneos
Acesse em JPG


Referências


Na Trilha do Sangue: O jogo dos grupos sanguíneos, ano 2009, v.1
Recomendar esta página via e-mail: