Prática: Teorias Evolucionistas
Nome do autor: Everaldo dos SantosE-mail: everaldosant@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto – EF e EM
Município: Curitiba – Paraná
Conteúdo: Biodiversidade – Teorias Evolucionistas
Série: 3º ano do EM
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim
Nomes e links para os arquivos do Portal:
Relato
O trabalho de construção de conceitos sobre evolução são tradicionalmente abordados no ensino de Biologia. E este, é fortemente influenciado pelos livros didáticos, que não propõe metodologias diferenciadas. Sendo assim, esta prática pedagógica visa compartilhar uma possível abordagem a respeito da evolução biológica, apresentando materiais e metodologia para se trabalhar com alunos do Ensino Médio.
Procedimentos metodológicos
Faça a atividade de experimentação proposta no slide.
Divida a turma em grupos e proponha a atividade descrita na apresentação de slides. Estimule o levantamento de hipóteses dos estudantes a partir dos resultados obtidos na atividade.
Registre as hipóteses, faça questionamentos e anote as respostas dos alunos. Depois passe os trechos do documentário sobre Charles Darwin: Biodiversidade, Wallace e Evolução Sintética. Retorne as respostas dos alunos e questione sobre a necessidade de complementar, refazer ou ampliar essas respostas.
Avaliação
Através das atividades propostas é possível diagnosticar o que o aluno aprendeu, conforme metodologia da aprendizagem significativa.
Recurso
Prática Teorias Evolucionistas
Acesse em JPG
Referências
BIBIANO, B.; RATIER, R. Evolução: a ideia que revolucionou o sentido da vida. Nova Escola.