Disciplina - Biologia

Prática: Reino Plantae

Nome da autora: Sheyla Priscyla da Silva
E-mail: sheylapriscyla@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Olavo Bilac
Município: Ubiratã – Paraná
Conteúdo: Organização dos seres vivos – Reino Plantae
Série: 2º ano do EM
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Relato

Devido a grande influência da tecnologia na vida dos alunos, a TV Multimídia vem em consonância com as expectativas do nosso público, pois com a sua utilização busca-se integrar os conteúdos explicados teoricamente e aprofundá-los, de forma que o aluno, a partir do pensamento biológico descritivo sobre a classificação dos seres vivos, venha compreender como os sistemas são organizados e integrados, principalmente o Reino Plantae ou Metaphyta, pois está diretamente relacionado à sobrevivência dos seres vivos, desde o alimento que comemos, o oxigênio que respiramos até a matéria prima dos bens de consumo.

O processo de ensino deve integrar a teoria ao visual, pois se percebe que a aprendizagem ocorre mais facilmente quando se observa imagens do conteúdo retratado, nesse caso, a TV Multimídia auxilia identificando as divisões do Reino Plantae e mostrando exemplares de cada grupo.

Busca-se ainda, através do recurso TV Multimídia, complementar a explicação do conteúdo através da musicalização, com a utilização de vídeos que estimulem os alunos a aprender de forma mais interativa e dinâmica.

Com todos esses recursos espera-se a compreensão sobre a importância dos vegetais para a vida na Terra e que apliquem o conhecimento no seu dia a dia, culminando no bem da natureza e na sua própria saúde.

Procedimentos metodológicos


O conteúdo Reino Plantae ou Metaphyta abrange uma série de assuntos que podem ser trabalhados de forma articulada, tais como: classificação, importância, utilização e ainda o tema fotossíntese.

Inicia-se a explicação do conteúdo sobre os vegetais através de um debate, resgatando o senso comum a respeito das plantas regionais e sua utilização, como por exemplo, o Pinheiro-do-Paraná. Nesse momento deve ser introduzidas imagens na TV Multimídia sobre as plantas mencionadas.

A classificação do Reino deve ser explicada oralmente, onde o professor fará a explanação sobre as divisões, mostrando as imagens na TV multimídia dos representantes de cada grupo vegetal, por exemplo, na divisão Briófita, mostrar as fotos de musgos e hepáticas e assim por diante com os outros grupos.

Após as explicações sobre as divisões: Briófita, Pteridófita, Gimnosperma e Angiosperma, o professor deve fazer uma ponte com o tema fotossíntese, retomando o assunto e mostrando um vídeo na TV Multimídia sobre esse tema tão importante.

A aula prática deve ser objetiva, onde o professor mostra os diferentes exemplos de plantas em cada divisão, suas partes, utilização e importância. O laboratório deve estar preparado com exemplares, lupa e cada aluno deve receber um relatório com os campos "materiais utilizados", "procedimentos" e "resultados", para ser respondidos, e um espaço para, após a visualização, desenhar as plantas. Esse relatório será utilizado como uma das avaliações do conteúdo.

Em sala, o professor pode mostrar vídeos com músicas sobre os grupos de plantas, para que o aluno obtenha o aprendizado através dos sons e imagens e da interação por meio de canto, fixando, assim, ainda mais o conteúdo. Como instrumento de avaliação, pode-se pedir que eles elaborem uma paródia sobre o assunto.

Para finalizar, deve-se pedir que façam exercícios de fixação, utilizando os livros didáticos.

Avaliação

O professor pode avaliar com prova dissertativa, relatórios de aula prática e conclusão sobre os vídeos apresentados.

Referências

AMABIS, J. M. Fundamentos da Biologia Moderna. São Paulo, 1947.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Biologia. Curitiba: Seed-Pr, 2006.
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