Disciplina - Biologia

Influenza A H1N1- Contágio e Diagnóstico

A gripe pode afetar milhões de pessoas a cada ano. É altamente contagiosa e ocorre mais no final do outono, inverno e início da primavera. Diferentemente do resfriado, que, na maioria das vezes, se dissemina pelo contato direto entre as pessoas, o vírus Influenza se dissemina, principalmente, pelo ar.

Contaminação direta

Quando a pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotículas com o vírus ficam dispersas no ar por um tempo suficiente para ser inaladas por outra pessoa.
No revestimento do nariz da pessoa que foi contaminada, ele se reproduz e se dissemina para a garganta e para o restante das vias aéreas, que inclui os pulmões, causando os sintomas da gripe.

Contaminação indireta

Menos frequentemente, a doença se dissemina pelo toque (mão contaminada com o vírus) do doente em objetos ou na mão de um indivíduo sadio que, ao levar a mão à boca ou ao nariz, se contamina.
Um dia antes da pessoa experimentar os sintomas da doença, ela já pode contagiar outras. Poderá contaminar por até 7 dias após o início dos sintomas.
Veja no Infográfico abaixo como o vírus atua no organismo.

Diagnóstico


Pode ser feito a partir de testes laboratoriais rápidos que revelam se a pessoa foi infectada por algum vírus da gripe. No caso do H1N1, como se trata de uma cepa nova, o resultado demora aproximadamente 15 dias. No entanto, nos Estados Unidos, já foram desenvolvidos “kits” para diagnóstico, que aceleram o processo de identificação do H1N1.

Fontes de Pesquisa sobre o tema h1n1Fontes de Pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: