Disciplina - Biologia

Obesidade - Reeducação alimentar

A educação alimentar começa na amamentação. À medida que cresce, a pessoa entra em contato com diversas pessoas, de faixas etárias e costumes diferentes e, nessa fase, é natural que a pessoa coma somente aquilo que acha saboroso. O fato é que muitos dos produtos industrializados possuem conservantes e aditivos químicos a fim de manter ou mesmo melhorar o sabor. E tais aditivos podem trazer consequências quando consumidos em excesso, ou a longo prazo. Desta forma, ao longo da vida a pessoa acaba por criar uma “educação alimentar” que nem sempre é aquela mais indicada para seu biotipo.

A reeducação alimentar é um processo de aprendizagem e de mudança comportamental exercido por meio de orientações nutricionais específicas em que o indivíduo conhece e incorpora hábitos alimentares saudáveis.

Enquanto nas dietas não ocorre uma mudança interna, e ao fim de cada uma as pessoas voltam aos antigos hábitos, na reeducação alimentar as mudanças acontecem de forma tão profunda que se tornam parte do indivíduo.

A reeducação alimentar é um método de aprendizagem no que diz respeito aos hábitos. A pessoa aprende a ter uma noção do que é bom comer em cada período do dia. Esse fator se aplica tanto a questão qualitativa quanto a quantitativa. A pirâmide dos alimentos é uma boa referência de como se alimentar bem, escolhendo alimentos variados. O seu uso é indicado para toda a população. A pirâmide é dividida em grupos para facilitar estas escolhas.
Pirâmide de calorias dos alimentos
Nos três grupos da base encontramos os grupos dos cereais, frutas e hortaliças, que serão consumidos em maior quantidade e, no topo, encontramos os alimentos que serão consumidos em menor quantidade. Apresenta, ainda, a indicação de quantas porções de cada grupo de alimentos pode-se consumir por dia.

A maioria das pessoas que conseguem se manter durante toda a vida com um peso ideal e saudável não seguiu uma dieta específica, aprendeu a comer. São conscientes de seu peso e se mantêm na medida desejada porque ingerem com moderação os alimentos que se adaptam ao seu estilo de vida e ao gasto de energia que realizam. Exemplo: um esportista precisa ingerir bem mais calorias do que uma pessoa sedentária, pois ambos possuem estilos de vida diferentes e gastos de energias diferentes.

A reeducação alimentar é o método mais saudável e eficaz para se perder e manter peso. Come-se de tudo, porém em quantidade adequada a cada indivíduo. Para os abusos, recorre-se às compensações. Mudar hábitos não é fácil. É uma tarefa que requer esforço e disciplina, mas é possível. Quando o objetivo maior é a saúde, a prevenção de doenças e o melhor aproveitamento do organismo, o esforço vale a pena.
Fontes de Pesquisa sobre o tema obesidadeFontes de Pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: