Disciplina - Biologia

Obesidade - Sedentarismo

A atividade física sempre esteve incorporada à pratica cotidiana das pessoas, mas nos últimos 200 anos vem-se aprimorando cada vez mais os utensílios, aparelhos, máquinas, entre outros adventos, que tem como objetivo ora facilitar o novo “estilo de vida moderno”, ora apenas aumentar a produção/produtividade, o que resulta num decréscimo dessa atividade física.

O aceleramento da industrialização tem elevado os níveis de inatividade (sedentarismo) em praticamente todos os países desenvolvidos e em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos países desenvolvidos mais de metade dos adultos são insuficientemente ativos.

O sedentarismo pode ser definido como a falta de atividade física suficiente para afetar a saúde da pessoa. A não prática de atividade física não está ligada exatamente ao fato de não se praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como fazer faxina doméstica, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificadas como sedentárias. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.

Essa inatividade física é um dos fatores de risco intimamente relacionados ao aparecimento de doenças como a obesidade, hipertensão, doenças respiratórias crônicas e distúrbios cardíacos, por sua vez está relacionada com uma estimativa de 1,9 milhões de mortes à nível mundial. Pesquisas mostram que 60% da população adulta não pratica exercício físico, fato esse que eleva o risco de se ter uma doença cardiovascular em uma vez e meia.

A urbanização levou a diversos fatores ambientais que podem desencorajar a participação na atividade física: a superpopulação, aumento da pobreza, aumento dos níveis de criminalidade, alta densidade de tráfego, qualidade do ar baixa, falta de parques, calçadas e recreação. Consequentemente, as doenças não transmissíveis (DCNT), associadas à inatividade física, são os maiores problemas de saúde pública na maioria dos países.
Fontes de Pesquisa sobre o tema obesidadeFontes de Pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: