Disciplina - Biologia

Relato: Detecção de proteínas por meio do teste do biureto

Nome da Autora: Silvana Valeria Gehrmann Kugler
E-mail: silvanakugler@yahoo.com.br
Instituição: Colégio Estadual Carlos Ventura
Município: Carambeí/Paraná
Conteúdo: Compostos Orgânicos - Proteínas
Série: 1º ano - Ensino Médio
Foi utilizado algum recurso do Portal: Não


Relato


Atividade experimental

Detecção de proteínas por meio do teste do biureto.

Resumo

Por meio deste experimento simples, observar a quantidade de proteína presente em alimentos comuns do dia a dia, bem como o processo de desnaturação proteica.

Introdução

O objetivo da prática é verificar a relação entre síntese proteica e estrutura proteica. A atividade surte maior efeito, e tem maior fixação pelos estudantes se estes já tiverem conhecimento teórico sobre o assunto. São conceitos básicos: a estrutura das proteínas (aminoácidos, ligações peptídicas e desnaturação), a função das proteínas no organismo e principais fontes de proteínas nos alimentos.

Procedimento

Após as aulas teóricas sobre proteínas, observação de imagens, discussão e atividades de fixação por meio de exercícios, os alunos foram preparados para o laboratório. Foram passados o procedimento laboratorial e as regras básicas de conduta laboratorial. Com base no procedimento prático descrito na Biblioteca Digital de Ciências, da Unicamp, foi desenvolvida a aula prática.

Os alunos receberam o protocolo experimental, e desenvolveram a atividade. Os grupos formados eram de quatro a seis pessoas, oito amostras de alimentos (arroz cozido, feijão cozido, leite integral, leite de soja, farinha de mandioca, pão, gelatina incolor, clara de ovo) e água. Foi estabelecido que a água seria o controle negativo e, o ovo, o positivo. Em cada tubo de ensaio foi colocado 1 ml de cada solução dos alimentos e no nono tubo de ensaio 1 ml de água. Após, foram adicionadas dez gotas de CuSO4 (1%) e dez gotas de NaOH (10%). Quanto maior a quantidade de proteínas, mais corado fica o alimento. Comparou-se com a tabela de cores e foi identificada a quantidade de proteínas presente em 1 ml de solução. Complementando a prática, apenas na amostra de clara de ovo foram adicionadas dez gotas de HCl (ácido clorídrico) e, após alguns segundos, a coloração intensa desapareceu, pois o ácido clorídrico desnatura a proteína, ou seja, o sulfato de cobre e o hidróxido de sódio coram a ligação peptídica. Com o rompimento desta, a coloração some. Depois da realização prática, os alunos responderam às questões propostas no protocolo experimental.

Considerações

Os alunos viabilizaram a quantidade de proteínas de cada alimento, comparam com a escala de cores e quantificaram a proteína presente. No processo de desnaturação, puderam perceber que, apesar de não visualizarem a ligação peptídica, esta existe, pois quando adicionado o ácido clorídrico a coloração some, indicando a ausência da proteína no alimento, e antes era um dos alimentos que apresentava coloração mais intensa, ou seja, maior quantidade de proteínas.

A aula foi extremamente satisfatória e com excelente fixação por parte dos alunos.

Arquivo PDFSugestão de Protocolo Experimental
Acesse o PDF
Recomendar esta página via e-mail: