Disciplina - Biologia

Ervas Medicinais e Aromáticas - Resgatando o Uso

RESUMO

Orientadora: MARCONDES, I.
Coorientadoras: Marcondes, J. Marcondes, M.
Alunas: ANDRADE, E. D.; CAMARGO, J. A. e REICKDAL, A. P.


O uso das ervas medicinais remonta às civilizações antigas, há registros que os babilônios já as usavam, os egípcios utilizavam-as em vários momentos e também na arte da mumificação. A fitoterapia tem origem na Índia e mais tarde a técnica viajou para China e se espalhou para o Oriente Médio.

Os primeiros pergaminhos que relatam a fitoterapia ficaram de herança para os gregos e mais tarde para os romanos, esses foram os primeiros registros da utilização da natureza pelo homem.

O município de Mandirituba já foi tido como referência na produção de ervas medicinais e aromáticas, sendo até chamado de “capital da camomila”, porém o manejo incorreto no plantio, com uso excessivo de agroquímicos fez com que esse “título” fosse perdido.

Assim esse trabalho teve o objetivo de estudar a manipulação e o uso das plantas medicinais e aromáticas visando sua utilização como remédios, cosméticos e alimentos; aprender técnicas corretas de plantio; conhecer a tabela proposta pela Anvisa – que lista o uso de 66 plantas para o tratamento de doenças; tornar os alunos participantes e disseminadores dos conhecimentos adquiridos, para que assim eles possam repassar o aprendizado em oficinas com produtores orgânicos no município de Mandirituba.

Para isso foram desenvolvidas oficinas práticas, visitas à empresas processadoras de ervas medicinais e aromáticas, visitas a áreas de plantio, aulas de campo com objetivo de observar e reconhecer as ervas medicinais nativas, pois, como o município ainda tem um grande remanescente de florestas com araucárias - Floresta Ombrófila Mista - há a cultura de se fazer colheita dessas ervas, porém, esse manejo é, em alguns casos, bastante predatório, o que compromete novas colheitas.

A participação dos alunos nesse projeto foi bastante proveitosa, pois, ao final observou-se que o conhecimento adquirido pode ser repassado aos agricultores orgânicos do município, foi disseminado no colégio e em mostras científicas municipais e estaduais.

Referências

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em: <portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home>. Acesso em: ago. 2012.

Como usar o que a natureza nos dá para curar os males! Revista Ervas e plantas medicinais, n. 1, São Paulo, 2012.

McHOY, P.; WESTLAND, P. La biblia de las hierbas – el nuevo libro de consulta de las hierbas. Könemann, Barcelona. 1998.

READER'S Digest Brasil (Org.). Segredos e virtudes das plantas medicinais – um guia com centenas de plantas nativas e exóticas e seus poderes curativos. Rio de Janeiro: Reader´s Digest Brasil Ltda., 1999.

VIDIGAL, Marina. Terapia Alternativa – receitas naturais para manter o corpo saudável e bonito. São Paulo: Natureza.
Recomendar esta página via e-mail: