Disciplina - Biologia

Biodiversidade - Água

Água é o recurso natural essencial à vida, nenhuma forma de vida seria possível sem ela. Existindo nos estados sólido, líquido e gasoso, esse recurso está presente tanto na formação molecular dos seres vivos, quanto na formação das geleiras, dos rios, na formação das nuvens, na constituição dos solos, etc.

Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. Do total desse volume, 97,4% aproximadamente, está nos oceanos, em estado líquido. Cerca de 1,8% da água doce do planeta é encontrada em estado sólido, formando grandes massas de gelo nas regiões próximas dos polos e no topo de montanhas muito elevadas.

As águas subterrâneas correspondem a 0,96% da água doce, o restante está disponível em rios e lagos. A água é uma das substâncias mais comum em nosso planeta. Tratando-se de um recurso natural renovável, é usada pelos seres humanos nas mais diversas práticas: nas áreas agrícolas para irrigação; para sedentação animal; no abastecimento público; na recreação; na psicultura, etc..

Nos grandes centros urbanos observa-se grande descaso com as águas superficiais, onde os rios acabam sendo tributários de redes de esgoto. Esse material altamente poluidor acaba comprometendo a qualidade das águas superficiais, que muitas muitas vezes não conseguem depurar a alta carga orgânica que recebem e  se tornam ambientes eutrofizados e anaeróbicos.

Ícone com fontes de pesquisas sobre o tema biodiversidade
Fontes de pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: