Disciplina - Biologia

Biodiversidade - Sugestões de leitura


capa do livro A árvore do conhecimento. De cor preta com destaque para o desenho de uma árvore e ao fundo ecossistemas.A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana

MATURANA, H. & VARELA, F. J. São Paulo: Palas Athena, 2010.

O livro apresenta a ideia de biologia da cognição, cuja tese central baseia-se: vivemos no mundo e por isso fazemos parte dele; vivemos com os outros seres vivos, e portanto compartilhamos com eles o processo vital. Construímos o mundo em que vivemos ao longo de nossas vidas. Por sua vez, ele também nos constrói no decorrer dessa viagem comum. Assim, se vivemos e nos comportamos de um modo que torna insatisfatória a nossa qualidade de vida, a responsabilidade cabe a nós.


capa do livro A Biologia da Crença: uma cabeça humana mostrando pensamentos mútuoas.A Biologia da Crença

LIPTON, B. H. São Paulo: Butterfly, 2007

Livro revolucionário que aproxima a ciência da filosofia e da religião. Renomado cientista norte-americano, em linguagem simples e direta, ao alcance de todos, traz surpreendentes descobertas científicas que comprovam o poder do pensamento sobre a matéria e esclarecem a reencarnação. Seus estudos foram precursores da epigenética – estudo dos mecanismos moleculares por meio dos quais o meio ambiente controla a atividade genética.


capa do livro Caixa Preta de Darwin, imagem do evolucionista na capa.A Caixa Preta de Darwin: o desafio da bioquímica à Teoria da Evolução

BEHE, M. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

No livro, o autor Michael Behe apresenta um argumento científico para justificar a existência de Deus - ou de uma inteligência superior. Segundo ele, é possível concordar com Darwin e aceitar que a evolução acontece através da seleção natural e das mutações ocasionais. Mas Darwin não consegue explicar como se formaram os complexos sistemas biomoleculares dos organismos vivos. Numa crítica espirituosa e sagaz ao neodarwinismo, o autor defende a teoria do "design inteligente". Para ele, apenas um agente inteligente - seja ele Deus, uma força extraterrestre ou universal - pode ter criado os complexos sistemas bioquímicos que regem a vida como a conhecemos.

capa do livro A Economia da NaturezaA Economia da Natureza

RICKLEFS, Robert E. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003

O livro foi organizado de tal forma que os estudantes são imediatamente inseridos ao ambiente físico e às formas pelas quais os organismos se adaptam às suas vizinhanças. Além disso, é apresentado o conceito de bioma para ilustrar a diversidade de habitats na Terra, e realizada uma discussão sobre como a energia dos alimentos se move entre os diferentes componentes da biosfera, enfatizando a interconexão da vida e do mundo físico; entre outros temas relacionados à Ecologia.


Capa do livro A ilha dos DaltônicosA Ilha dos Daltônicos e a Ilha da Cicadáceas

SACKS, O. São Paulo: Companhia das Letras, 1997

Com narração nos arquipélagos do Pacífico, o livro traz reflexões sobre a natureza do tempo geológico profundo, a disseminação das espécies, a gênese das doenças, histórias sobre plantas do período paleozoico - as cicadáceas -, histórias de ilhéus que não conhecem o azul ou o verde do mar à sua volta, porque nascidos com uma incapacidade absoluta de ver as cores, além de histórias de uma paralisia neurodegenerativa que vitima apenas os membros de certo grupo social, os chamorros, nas ilhas Marianas.


Capa do livro A longa Marcha dos Grilos CanibaisA Longa Marcha dos Grilos Canibais

REINACH, Fernando São Paulo: Companhia das Letras, 2010

As crônicas bem-humoradas não deixam dúvida: ciência é para todos. Reinach conta descobertas e enigmas nas mais diversas áreas da ciência, como dilemas ambientais, a diversidade das florestas, os mistérios do sexo, a complexidade da mente, a pré-história da arte, os avanços tecnológicos que transformam o corpo humano, e a política que envolve a pesquisa, entre outros temas. A obra reflete sobre o que é o ser humano, desde genes e células até próteses robóticas, desde a pré-história até um futuro próximo.


Capa do livro A Origem das EspéciesA Origem das Espécies

DARWIN, Charles São Paulo: Martin Clare, 2004

As ideias gerais da Teoria da Evolução das Espécies sofreram, aos poucos, alterações e aperfeiçoamentos. Todavia, as teses do evolucionismo subsistem até hoje, e o nome de Darwin ficou ligado a uma das mais notáveis concepções do espírito humano. Na base da teoria evolucionista de Darwin está a luta pela vida. Somente os mais fortes e os mais aptos conseguem sobreviver, e a própria natureza se incumbe de proceder a essa seleção natural.



Capa do livro A Teia da VidaA teia da vida

CAPRA, F. Santa Catarina: Cultrix, 1997

Neste livro, o autor propicia uma síntese de descobertas científicas recentes como a teoria da complexidade, a teoria Gaia, a teoria do caos e outras explicações das propriedades de organismos, sistemas sociais e ecossistemas. As descobertas do autor confrontam os paradigmas mecanicistas e darwinistas aceitos e proporcionam uma extraordinária nova base para políticas ecológicas que nos permitam construir e sustentar comunidades sem colocar em risco as oportunidades para futuras gerações. O livro apresenta novas e estimulantes perspectivas sobre a natureza da vida e abre caminho para a autêntica interdisciplinaridade.

Capa do livro A Vingança de GaiaA Vingança de Gaia

LOVELOCK, James Rio de Janeiro: Intriseca, 2006

Durante milênios, a humanidade explorou a Terra sem ter em conta o preço a pagar. Agora, com o mundo aquecendo e os padrões climáticos se alterando drasticamente, a Terra começa a retalhar. Nesse livro o autor argumenta que, apesar do aquecimento global ser agora inevitável, ainda estamos a tempo de salvar, pelo menos em parte, a civilização humana.



capa do livro Além de DarwinAlém de Darwin

LOPES, R. J. São Paulo: Globo, 2009

Dois grandes motivos mantêm a teoria da evolução em evidência para além dos laboratórios e congressos científicos. Primeiro, a Biologia ocupou o papel que a Física teve no século passado: ela é a ciência do século XXI. Da medicina à engenharia genética, dos alimentos modificados ao meio ambiente, das pesquisas com células-tronco à história da vida, tudo passa por ela. Segundo a teoria da evolução, está no centro do mais acirrado debate político-ideológico contemporâneo, o que confronta a própria evolução ao criacionismo (a crença na criação divina da vida), ou seja, ao discurso religioso.

capa do livro Atlas de ParasitologiaAtlas de Parasitologia

CIMERMAN, B. ; FRANCO, M. A. ; São Paulo: Atheneu, 2002

Primeiro livro nacional sobre o assunto, cuja coleção de espécimes retrata com fidelidade o que há de melhor na parasitologia nacional.





capa do livro de Bioética: pessoa e vidaBioética: pessoa e vida

RAMOS, D. L. P.; São Paulo: Difusão, 2008

É um livro que enriquece as reflexões já existentes na literatura brasileira ao se embasar em uma visão de pessoa humana que considera o respeito por seu valor e sua dignidade. A obra oferece subsídios ao estudo da Bioética para graduandos e professores das diversas áreas do conhecimento, bem como a todos aqueles preocupados em conhecer um pouco esse intrigante mundo da Bioética.

capa do livro CerradoBioma: Cerrado

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMA, vol. 6, Curitiba, 2010.

O Estado do Paraná apresenta uma grande variedade de ambientes naturais e, em cada região, a influência do clima e outras variáveis do meio físico, proporcionaram o desenvolvimento de uma diversidade muito grande de organismos. No Paraná, o bioma Cerrado, embora restrito a áreas isoladas, tem grande importância científica, sendo um Patrimônio Natural a ser preservado.

capa do livro Biologia apresentando um pedaço da molécula de DNA.Coleção Explorando o Ensino: Biologia

Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

O livro está organizado em blocos temáticos que se aproximam das áreas e disciplinas estabelecidas pela prática científica. Os artigos reunidos foram organizados segundo as grandes áreas da Biologia, e vêm acompanhados de textos introdutórios que permitem ao professor situar-se em relação ao que há de novo do ponto de vista científico e pedagógico em cada uma dessas grandes áreas. A expectativa é a de que este material venha a se tornar um instrumento valioso para a divulgação da ciência e para o incentivo do ensino de Biologia.

capa do livro Construindo com PETConstruindo com PET

MATEUS, A. L. ; MOREIRA, M. G.; São Paulo: Livraria da Física, 2007

Construindo com PET é um livro inovador com projetos simples para reaproveitar garrafas de PET. É um livro multidisciplinar. A arte feita com garrafas PET pode alcançar resultados que muitos não imaginam. Esse livro traz um guia prático para explorar a criatividade com a reciclagem desse tipo de embalagem.




capa do livro Criação Imperfeita: de aparência azul lembrando conexões cerebrais.Criação Imperfeita

GLEISER, M. Rio de Janeiro: Record, 2010

Neste livro, o autor desmonta um mito da ciência e da filosofia ocidentais - o de que a Natureza é regida pela perfeição - e contesta o discurso dos ateístas radicais, mostrando que a ciência não prova a inexistência de Deus. Analisando uma série de probabilidades, o autor argumenta que a vida é algo muito raro em um ambiente cósmico extremamente hostil. Exatamente por isso, nossa existência deveria ser valorizada.


capa do livro DarwinDarwin

LEITE, M.; São Paulo: Publifolha, 2009

Um século e meio depois da publicação de Origem das Espécies e dois séculos após o nascimento de seu autor, Charles Darwin (1809-1882), ainda são ensinadas ideias sobre o fenômeno da vida que esse livro célebre tanto fez para erradicar, em favor de uma explicação mais racional e objetiva do mundo. Terão sido inteiramente perdidos os 150 anos de teoria da evolução por seleção natural, a grande contribuição de Darwin para as ciências da vida e para o pensamento contemporâneo?


capa do livro Dicionário Brasileiro de BotânicaDicionário Brasileiro de Botânica

PEREIRA, A. B. ; PUTZKE, J. Curitiba: CRV, 2010

Iniciou-se este dicionário pelas necessidades e ansiedades do dia a dia da sala de aula, na busca constante pelos verdadeiros significados da terminologia botânica. À medida que os verbetes e conceitos foram sendo reunidos e aferidos, muitos colegas incentivaram a ampliação do rol de termos. No decorrer de seis anos foram reunidas 28.041 verbetes que constituem essa primeira edição que apresentamos ao leitor. É uma obra abrangente que facilitará o trabalho de todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente com plantas e fungos.

Capa do dicionário on-line Flores na WebDicionários de Flores

RIBEIRO, M. N. O. ; PAIVA, P. D. O. ; São Paulo: Floresnaweb, 2010

A empresa Floresnaweb criou um dicionário on-line que abrange uma ampla variedade de flores, apresentando características desde a taxonomia, condições de cultivo, usos e curiosidades de cada espécie apresentada.





capa do livro Diversidade da VidaDiversidade da Vida

WILSON, E. O. São Paulo: Companhia das Letras, 1994

Sugestão da Professora Adriana Couto Pereira Rocha.
Neste livro o autor discorre sobre a evolução, o surgimento de novas espécies, processos de extinção e outros tópicos de forma detalhada, porém sem se tornar cansativo. Um livro importante a todo professor que deseja aprimorar suas aulas de evolução e ecologia.


capa do livro DNA: o Segredo da VidaDNA: O segredo da Vida

WATSON, J. ; BERRY, A. ; São Paulo: Companhia das Letras, 2005

Desde que a estrutura da molécula do DNA foi identificada, há mais de cinquenta anos, a biologia moderna passou por grandes transformações. O cientista James Watson, ao lado de James Crick, foi um dos responsáveis pela descoberta da dupla hélice, e viveu essas revoluções na condição de protagonista. O livro é um resumo dos principais acontecimentos que marcaram a biologia, desde os experimentos pioneiros de Mendel e da busca pela eugenia, até as pesquisas mais recentes sobre o funcionamento da molécula de DNA e a intervenção genética.


capa do livro Dr BactériaDr Bactéria - um guia para passar sua vida a limpo Popular

FIGUEIREDO, R. M. ; BELLUOMINI, R. São Paulo: Globo, 2007

O livro "Dr. Bactéria" é inspirado no quadro Tá Limpo, apresentado pelo Fantástico desde 2005. O material dá ao leitor a oportunidade de conhecer, de forma divertida e informativa, uma série de dicas de como evitar e combater as contaminações em ambientes de nosso cotidiano.


capa do livro Ecossistemas Paranaenses: manguezalEcossistema: Manguezal

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMA. Vol. 2, Curitiba, 2010.

O Estado do Paraná apresenta uma grande variedade de ambientes naturais e, em cada região, a influência do clima e outras variáveis do meio físico, proporcionaram o desenvolvimento de uma diversidade muito grande de organismos. O ecossistema Manguezal, é considerado um ecossistema essencial a conservação de toda uma cadeia de relações ecológicas específicas, que está susceptível a diferentes impactos decorrentes das atividades humanas e que portanto, precisa de maiores cuidados.


capa do livro Série Ecossistemas Paranaenses - Flçoresta Atlântica.Ecossistema: Floresta Atlântica

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMA. Vol. 3, Curitiba, 2010.

O Estado do Paraná apresenta uma grande variedade de ambientes naturais e, em cada região, a influência do clima e outras variáveis do meio físico, proporcionaram o desenvolvimento de uma diversidade muito grande de organismos. Encontra-se no Paraná, o ecossistema Floresta Atlântica, considerado um dos mais ricos ecossistemas do mundo devido, principalmente, a extensa variação de latitude a altitude em que ocorrem as diferentes formas de vida.


capa do livro Educação Ambiental para todosEducação Ambiental para todos

NASCIMENTO, E. F. Curitiba: UFPR, 2008

Neste livro o leitor encontrará na ciência da Educação Ambiental uma visão holística, atual, e convivências que tornam a arte de ensinar uma maneira eficaz de melhorar o mundo em que vivemos. É um livro para educador, educando e toda a sociedade, pois seus objetivos são de conscientizar, dinamizar ações e transformar sentimentos em atitudes.



capa do livro Fique por dentro da EcologiaFique por dentro da Ecologia

BURNIE, D. ; São Paulo: Cosac Naify, 2001

Cinquenta anos atrás pouca gente tinha ouvido falar em ecologia. Mas, a partir da segunda metade do século 20, as mudanças tecnológicas e o rápido crescimento da população humana provocaram rupturas significativas nos sistemas naturais. Foi então que o interesse pela ecologia explodiu, tornando-se hoje parte essencial da ciência da vida. O livro explica com clareza e objetividade questões fundamentais para a preservação de nosso planeta, revelando as complicadas interações entre os seres vivos e o ambiente.




capa do livro O espectro de Darwin: A Teoria da Evolução e Suas Implicações no MundoO Espectro de Darwin: a Teoria da Evolução e suas implicações no mundo

ROSE, M. R. Rio de Janeiro: Zahar, 2000

O livro apresenta uma história envolvente dos 150 anos de darwinismo. A primeira parte do livro traça as origens e joga luz sobre as linhas básicas da biologia evolutiva: a natureza da hereditariedade, os mecanismos de operação da seleção natural e os padrões de evolução. A segunda parte mostra como as ideias darwinianas continuam a guiar os cientistas e a definir o mundo em que vivemos.


capa do livro de Ouro da EvoluçãoO livro de ouro da evolução

ZIMMER, C.; Rio de Janeiro: Ediouro, 2003

Apresenta uma rica e atualizada visão da evolução, onde o autor, de forma clara e objetiva, explora as profundas implicações da teoria de Darwin e enfatiza a sua força, significado e relevância para nossas vidas. O livro começa contando toda a trajetória de Darwin e de sua teoria. Depois, continua através das outras descobertas, mais ou menos contemporâneas, que ajudaram a dar forma e a desenvolver a teoria evolucionista.



capa do livro O poema imperfeitoO poema imperfeito - crônicas de biologia, conservação da natureza e seus heróis

FERNANDES, F.; Curitiba: UFPR, 2004

O título do livro é uma metáfora: o poema é a natureza, e o livro trata de ecologia. É uma interpretação distinta que abrange evolução e biogeografia, descentralizando o homem desta concepção e introduzindo uma nova lógica para a conservação da natureza. Combina a Biologia da conservação, história e antropologia de modo informal, explicando a relação entre seres humanos e outras espécies ao longo dos tempos.



capa do livro O Rio que saía do Éden: uma visão darwiniana da vidaO Rio que saía do Éden: uma visão darwiniana da vida

DAWKINS, R.; Rio de Janeiro: Rocco, 1996

Todo ser humano - ainda que não seja um poeta ou um filósofo - é assaltado de uma dúvida sobre a origem da vida. Cabe, no entanto, ao cientista a explicação mais racional. Neste livro o autor ilustra a natureza do raciocínio científico e as dificuldades do cientista para explicar a vida.


capa do livro Ornitologia e Conservação: Ciência aplicada, técnicas de pesquisa e levantamentoOrnitologia e Conservação

ACCORDI, I. et al.; Rio de Janeiro: Technical Books, 2010

Manual de técnicas, com 24 capítulos que abordam diversas frentes de estudos com aves, como inventários, estudos comportamentais e análises de impacto. Chama a atenção o capítulo sobre estudo de aves em dosséis florestais, que, todo ilustrado, demonstra as técnicas (e dificuldades) de chegar até o alto das árvores para realizar os estudos.
Recomendar esta página via e-mail: