Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - Vamos discutir a origem e a evolução da vida?

Preparação do Ambiente

  • Esta atividade será desenvolvida no laboratório de informática educativa (LIE), e serão utilizados computadores com acesso à Internet
  • Projetor data show
  • Caderno para anotações
  • Caneta
  • Lápis de cor
  • Canetinhas
  • Cartolina
O professor deverá organizar a turma em cinco grupos e solicitar a colaboração de todos os alunos.

Descrição da Atividade


Com o objetivo de identificar o que os alunos já conhecem sobre a origem da vida, inicialmente, o professor deverá propor os seguintes questionamentos:

“Como ocorreu a origem da vida?” e “Como se chegou a essas conclusões?”.

Após essa conversa introdutória, o professor apresentará aos discentes o vídeo Cosmos – Origem da vida disponível em http://www.youtube.com/watch?v=IB67Y2bxbcU&feature=fvwrel.

Este objeto educacional tem duração de 4 minutos e 20 segundos e apresenta uma das vertentes sobre a origem da vida. O professor deverá orientar os alunos a observarem no vídeo as mudanças na atmosfera e nos seres vivos ocorridas durante o passar do tempo e as suas causas.

Independente da vertente defendida pelos alunos na conversa introdutória, o docente deverá chamar a atenção deles para a complexidade desta temática, que se espera ter sido observada no vídeo, e justificar, assim, a diversidade de teorias elaboradas ao longo do tempo para buscar explicar a origem da vida.

Nessa perspectiva, o professor deverá propor aos alunos uma verificação mais ampla dessas teorias no hipertexto Origem da Vida, disponibilizado no seguinte endereço eletrônico: http://www.planetabio.com/origem.html.

Cada equipe deverá receber um tema e poderá pesquisar sobre este tanto no hipertexto como nos links sugeridos abaixo:

1. Teoria Criacionista http://www.infoescola.com/filosofia/criacionismo/ http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/criacionismo.htm
2. Teoria de Haldane e Oparin e Miller http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/a-hipotese-oparin-haldane.htm http://www.alunosonline.com.br/biologia/teoria-de-oparin-e-haldane.html
3. Teoria de Francesco Redi http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/experimentos-redi. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/origem-da-vida/experimentos-de-redi.php
4. Teoria de Needham e Spallanzani http://vivendociencias.blogspot.com.br/2008/09/needham-e-spallanzani.html http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/experimentos_de_redi_spallanzan_pasteur/
5. Teoria de Pasteur http://www.brasilescola.com/biologia/louis-pasteur.htm http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/os-experimentos-pasteur.htm * Todos os sites tiveram acesso em 27/junho/2012.

A partir da pesquisa desenvolvida nos sites e no hipertexto e o esclarecimento de possíveis dúvidas com o professor acerca desses temas, cada equipe irá elaborar um painel que explique a teoria estudada, este deverá ser ilustrado com desenhos, imagens ou fluxogramas. As equipes, com o auxílio do professor, deverão construir no quadro uma linha do tempo utilizando os painéis confeccionados e observar os avanços e mudanças dos pensamentos e fatos ocorridos ao longo dos anos relacionados à origem da vida.

Momento do Aluno


Neste momento, os alunos realizarão a atividade proposta. Eles poderão sentir dificuldades em compreender, no experimento de Pasteur, o porquê de apesar dos dois frascos encontrarem-se em contato com o ar, em apenas um deles houve o surgimento de micro-organismos.

Para ajudá-los a refletirem sobre isso, o docente fará os seguintes questionamentos:

“Qual frasco tinha maior contato com o ar? Neste frasco, houve desenvolvimento de alguma forma de vida? Será que o formato do frasco possui alguma influência com o aparecimento de micróbios?”

Espera-se que os discentes possam concluir que os micro-organismos estavam presentes no ar. No frasco de maior contato se desenvolveram algumas formas de vida, já nos frascos de longo gargalo, que funcionava como um filtro, retendo a poeira e os micro-organismos, impedindo-os de entrar em contato com o interior do frasco, consequentemente, nada apareceu.

Discussão


Os alunos apresentarão para o restante da turma e o professor as teorias da origem da vida utilizando os painéis confeccionados anteriormente.

Após as apresentações, o professor conduzirá uma discussão entre os alunos sobre a contribuição dos estudos de Pasteur a partir do seguinte questionamento:

“Além de acabar de vez com a geração espontânea, quais outros benefícios Pasteur trouxe para a sociedade após a realização dos seus experimentos? Expliquem”.

Com este tema, os alunos devem perceber, por exemplo, a influência de Pasteur na indústria de alimentos e na diminuição de infecções, com a esterilização de objetos cirúrgicos.

Sistematização


Para formalizar o conteúdo, o professor deverá escrever na lousa algumas frases incompletas sobre teoria da origem da vida e solicitar a ajuda dos alunos para preencher os espaços vazios, na medida em que as frases estiverem sendo completadas, o docente revisará com os alunos o conteúdo estudado.

Seguem abaixo sugestões de frases

A base da abiogênese é ________________________________ , diferentemente da ___________.
Segundo Oparin e Haldane, a atmosfera primitiva era composta por _________ , __________, ___________ e _____________.
Os primeiros seres vivos que surgiram na Terra eram ________________.
Stanley Miller fez uma simulação da hipótese de _______________ , que se baseava em __________________________________________ .
Francesco Redi defendia a hipótese ___________________ , o seu experimento explicava ____________________________ .
Spallanzani conclui que o experimento de Needhan estava equivocado porque _______________________________________________ .
A experiência de Pasteur derrubou definitivamente a ___________________ , pois a partir do seu experimento que se baseava em _________________________________________ , foi possível explicar _________________________ .


Essa atividade foi extraída da aula Vamos discutir a origem e a evolução da vida? Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares et. al. - FORTALEZA - CE - Universidade Federal do Ceará Disponível no Portal do Professor/MEC. Acesso em 12/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
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