Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - Células I - Sondagem - mapas conceituais

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar como as células estão organizadas.
  • Diferenciar uma célula procariótica de uma eucariótica.
  • Identificar as organelas citoplasmáticas presentes nos diversos tipos de células e a função que cada uma desempenha dentro da célula.
Duração das atividades: 1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Noções básicas de citologia (Ensino Fundamental II).
Estratégias e recursos da aula.

Introdução


Apesar do interesse do ser humano em estudar os seres vivos, ainda há muito a ser desvendado sobre a constituição e funcionamento da unidade básica de um ser vivo. Apesar das pesquisas envolvendo a microscopia já acontecerem há muito tempo, somente com a invenção do microscópio óptico de Robert Hooke foi possível realizar alguns estudos relacionados a célula.

Em 1665, Hooke publicou suas primeiras observações em um trabalho chamado "Micrographia", iniciando então, uma nova fase no desenvolvimento científico. Com o aprofundamento nos estudos celulares, muitas pesquisas surgiram na área da citologia e esta ciência é, nos dias atuais, considerada uma das maiores promessas para a cura de doenças e no melhor entendimento a respeito da constituição dos seres vivos.

No currículo escolar, o estudo da célula e seus componentes acontecem geralmente no início do ensino fundamental II (6º ano) e, a partir daí, a cada ano os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, visto que este assunto permeia todo o estudo de Ciências no Ensino Fundamental II e de Biologia no Ensino Médio. De acordo com Palmero e Moreira (2001, p. 26), "a célula para o processo de ensino em Biologia é um conceito chave na organização do conhecimento biológico.

No entanto, para os alunos é uma entidade complexa e abstrata que se constrói em suas mentes". Neste sentido, faz-se necessário uma maior dedicação dos professores na teorização e prática deste conteúdo, visto que, saber sobre as células é aprender um pouco de nós e de todos os outros seres vivos que fazem parte do planeta. Visando um melhor entendimento do assunto "Célula", estruturamos um projeto que poderá ser trabalhado ao longo de algumas aulas.

É importante que essas aulas sejam as primeiras do ano letivo do 1º ano do Ensino Médio, pois o conteúdo envolvendo a célula representa a possibilidade de uma construção conceitual chave para o conhecimento biológico. Desta forma, este projeto que poderá chamar "Célula - pequena no tamanho, mas grande na importância", será de grande valia para estabelecer um aprendizado menos abstrato e mais concreto.

Preparação do Ambiente


Professor, organize a  turma em grupos de quatro alunos. Logo em seguida, proponha que eles elaborem um mapa conceitual do assunto desta aula.

De acordo com Moreira e Buchweitz, (1993, p.48), “o mapeamento conceitual é uma técnica muito flexível e em razão disso pode ser usado em diversas situações, para diferentes finalidades: instrumento de análise do currículo, técnica didática, recurso de aprendizagem, meio de avaliação”. Obviamente nossa intenção não é formar os alunos para a elaboração de mapas conceituais, mas possibilitar o uso de tal estratégia como instrumento para verificar as concepções que os alunos têm sobre o tema da aula e para avaliar a aprendizagem no fechamento desta proposta.

A teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida na década de 1970, pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento [...]. O mapa conceitual foi originalmente baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A aprendizagem pode ser dita significativa quando uma nova informação adquire significado para o aprendiz através de uma espécie de “ancoragem” em aspectos relevantes da estrutura cognitiva preexistente do indivíduo. Na aprendizagem significativa há uma interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se modificam.

Com o advento da web 2.0 e das novas tecnologias criar mapas conceituais on-line e no próprio computador se tornou algo viável e fácil. Todos os dias é possível descobrir novos serviços e softwares que nos dão condições de criar um mapa mental com poucos clicks. Para fazer o mapa conceitual on-line os alunos deverão acessar o endereço http://ikaro.net.br/2009/02/mapas-conceituais.html e escolher dentre as opções gratuitas aquela que mais lhes convém para esboçar on-line seus mapas conceituais. É só entrar no site, escolher uma opção e seguir as instruções.

Professor, visualize o exemplo no qual iniciamos o mapa conceitual usando o recurso "Invite feedback". Acesse o site antes da aula e faça alguns ensaios para ter melhores condições para orientar os alunos neste sentido. No momento da aula, deixe os alunos explorarem as ferramentas e escolherem qual delas querem utilizar. O importante é que esbocem o mapa e registrem nele os seus conhecimentos.
mapa conceitual
http://www.exploratree.org.uk/app/?document_id=35636&permission_id=template. Acesso em 21/04/2012. Para a realização desta atividade, é necessária a utilização de:
  • Computadores, tabletes ou notebooks com acesso à internet.
Caso não haja a disponibilidade de um computador por aluno, o professor poderá organizá-los por computadores de acordo com o número de máquinas disponíveis. Se não houver disponibilidade de computadores ou de internet, os alunos poderão esboçar esses mapas no caderno.

Para a organização do Mapa Conceitual, os alunos deverão acessar o endereço http://www.cecgodoy.pro.br/sc2008/index.php?option=com_content&view=article&id=57:estrategia-para-elaborar-um-bom-mapa-conceitual&catid=40:mapas-conceituais&Itemid=58 . Acesso em 21/04/2012.

Trata-se de uma técnica pedagógica bastante simples, na qual você organiza e hierarquiza conceitos que estejam relacionados a um determinado assunto, apresentando-os visualmente, em forma de diagrama. Os mapas de conceitos são simples de serem analisados e permitem uma rápida verificação da compreensão de um assunto.

Os mapas de conceitos são criados ligando-se dois conceitos por uma ou mais palavras de ligação, por exemplo:

Você dispõe de dois conceitos, CÉLULA e METABOLISMO… a partir daí, criamos uma palavra de ligação entre os dois conceitos: CÉLULA ==== tem =====> METABOLISMO. Porém, um mapa conceitual não é composto por apenas dois conceitos, mas de vários e quanto mais interligados, mais complexos e ricos em informação eles ficarão! Fonte: http://www.euprofessor.com.br/2009/03/mapa-de-conceitos/. Acesso em 21/04/2012. Exemplo de mapa conceitual  mapa conceitual
http://www.euprofessor.com.br/wp-content/uploads/2009/03/mapasdeconceitos.jpg. Acesso em 21/04/2012.


Essa atividade foi extraída da aula Pesquisando a organização Celular: O que é que a Célula tem? Autor: Lindomar de Oliveira. Uberlândia - MG ESC de Educação Básica. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
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