Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - Células II - Células e Organelas

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar como as células estão organizadas.
  • Diferenciar uma célula procariótica de uma eucariótica.
  • Identificar as organelas citoplasmáticas presentes nos diversos tipos de células e a função que cada uma desempenha dentro da célula.
Duração das atividades: 1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Noções básicas de citologia (Ensino Fundamental II).
Estratégias e recursos da aula.

Introdução


Apesar do interesse do ser humano em estudar os seres vivos, ainda há muito a ser desvendado sobre a constituição e funcionamento da unidade básica de um ser vivo. Apesar das pesquisas envolvendo a microscopia já acontecerem há muito tempo, foi somente com a invenção do microscópio óptico de Robert Hooke possível realizar alguns estudos relacionados à célula.

Em 1665, Hooke publicou suas primeiras observações em um trabalho chamado "Micrographia", iniciando então, uma nova fase no desenvolvimento científico. Com o aprofundamento nos estudos celulares, muitas pesquisas surgiram na área da citologia e esta ciência é, nos dias atuais, considerada uma das maiores promessas para a cura de doenças e no melhor entendimento a respeito da constituição dos seres vivos.

No currículo escolar, o estudo da célula e seus componentes acontecem geralmente no início do ensino fundamental II (6º ano) e, a partir daí, a cada ano os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, visto que este assunto permeia todo o estudo de Ciências no Ensino Fundamental II e de Biologia no Ensino Médio. De acordo com Palmero e Moreira (2001, p. 26), "a célula, para o processo de ensino em Biologia, é um conceito chave na organização do conhecimento biológico.

No entanto para os alunos é uma entidade complexa e abstrata que se constrói em suas mentes". Neste sentido, faz-se necessário uma maior dedicação dos professores na teorização e prática deste conteúdo, visto que, saber sobre as células é aprender um pouco de nós e de todos os outros seres vivos que fazem parte do planeta. Visando um melhor entendimento do assunto "Célula", estruturamos um projeto que poderá ser trabalhado ao longo de algumas aulas.

É importante que essas aulas sejam as primeiras do ano letivo do 1º ano do Ensino Médio, pois o conteúdo envolvendo a célula representa a possibilidade de uma construção conceitual chave para o conhecimento biológico. Desta forma, este projeto que poderá chamar "Célula - pequena no tamanho, mas grande na importância", será de grande valia para estabelecer um aprendizado menos abstrato e mais concreto.

Atividade


Células e organelas - para possibilitar um primeiro contato com o conteúdo, oriente os alunos para que acessem os recursos do banco internacional de objetos educacionais listados abaixo e desenvolvam a atividade proposta. Estes recursos estão disponíveis no "guia do professor", do Portal do Professor (www.portaldoprofessor.mec.gov.br;  (o professor poderá fazer download dos mesmos).

Para a realização da atividade é necessária a utilização de:

  •  Computadores, tabletes ou notebooks com acesso à internet. Caso não haja a disponibilidade de um computador por aluno, o professor poderá organizá-los por computadores de acordo com o número de máquinas disponíveis.
Organelas citoplasmáticas



Disponibilize também os dois programas de rádio apontados abaixo que contêm informações sobre as organelas citoplasmáticas para os alunos escutarem e verificarem a clareza com que os locutores explicam o assunto. Este recurso também poderá ser utilizado em sala de aula; para isso é necessário um computador com acesso à internet e com caixas de som acopladas para que a turma possa ouvir seu conteúdo.




Essa atividade foi extraída da aula Pesquisando a organização Celular: O que é que a Célula tem? Autor: Lindomar de Oliveira. Uberlândia - MG ESC de Educação Básica. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acesso em 11/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
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