Disciplina - Biologia v>

Sugestão de Atividades - Célula III - Por Dentro da Célula

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar como as células estão organizadas.
  • Diferenciar uma célula procariótica de uma eucariótica.
  • Identificar as organelas citoplasmáticas presentes nos diversos tipos de células e a função que cada uma desempenha dentro da célula.
Duração das atividades: 1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de citologia (Ensino Fundamental II). Estratégias e recursos da aula

Introdução


Apesar do interesse do ser humano em estudar os seres vivos, ainda há muito a ser desvendado sobre a constituição e funcionamento da unidade básica de um ser vivo. Apesar das pesquisas envolvendo a microscopia já acontecerem há muito tempo, somente com a invenção do microscópio óptico de Robert Hooke foi possível realizar alguns estudos relacionados a célula.

Em 1665, Hooke publicou suas primeiras observações em um trabalho chamado "Micrographia", iniciando então, uma nova fase no desenvolvimento científico. Com o aprofundamento nos estudos celulares, muitas pesquisas surgiram na área da citologia e esta ciência é, nos dias atuais, considerada uma das maiores promessas para a cura de doenças e no melhor entendimento a respeito da constituição dos seres vivos.

No currículo escolar, o estudo da célula e seus componentes acontecem geralmente no início do ensino fundamental II (6º ano) e, a partir daí, a cada ano os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, visto que este assunto permeia todo o estudo de Ciências no Ensino Fundamental II e de Biologia no Ensino Médio. De acordo com Palmero e Moreira (2001, p. 26), "a célula para o processo de ensino em Biologia, é um conceito chave na organização do conhecimento biológico.

No entanto, para os alunos é uma entidade complexa e abstrata que se constrói em suas mentes". Neste sentido, faz-se necessário uma maior dedicação dos professores na teorização e prática deste conteúdo, visto que, saber sobre as células é aprender um pouco de nós e de todos os outros seres vivos que fazem parte do planeta. Visando um melhor entendimento do assunto "Célula", estruturamos um projeto que poderá ser trabalhado ao longo de algumas aulas.

É importante que essas aulas sejam as primeiras do ano letivo do 1º ano do Ensino Médio, pois o conteúdo envolvendo a célula representa a possibilidade de uma construção conceitual chave para o conhecimento biológico. Desta forma, este projeto que poderá chamar "Célula - pequena no tamanho, mas grande na importância", será de grande valia para estabelecer um aprendizado menos abstrato e mais concreto.

Por dentro da célula


Para iniciar este momento, o professor poderá utilizar o data show como recurso para expor as imagens que representam três tipos de células. Professor, a utilização de equipamentos audiovisuais é muito importante, pois facilita a apresentação de imagens e vídeos, bem como possibilita trabalhar a percepção visual e auditiva. Além disso, a aula fica interessante e o conteúdo é reforçado, já que o professor utiliza a oralidade associada à visualização das imagens para apresentar aquilo que se propõe a trabalhar com a turma. Utilizar recursos diferenciados oportuniza um melhor espaço de aprendizado entre os alunos. 

Essas imagens deverão ser exploradas pelo professor juntamente com os alunos, podendo também serem disponibilizadas em rede, o que facilitaria a observação pelos alunos. 

Explorando a Célula Eucariótica Animal

1º Os alunos deverão visualizar a Célula Eucariótica Animal.

 Célula Eucariótica Animal
http://www.simbiotica.org/imagens/celulaanimal.jpg

2º Após a visualização, o professor deverá pedir aos alunos que observem cada organela.

3º Os alunos deverão disponibilizar o nome de cada organela na coluna "Organelas" da tabela 2.

4º Depois de listados as organelas, o aluno deverá realizar uma pesquisa sobre a função de cada organela que foi listada na tabela 2. 

Para a realização desta pesquisa, é necessária a utilização de computadores, tabletes ou notebooks com acesso à internet. Caso não haja a disponibilidade de um computador por aluno, o professor poderá organizá-los por computadores de acordo com o número de máquinas disponíveis. Os endereços para a pesquisa deverão ser disponibilizados por escrito para os alunos, assim como as tabelas a serem preenchidas. Além destes itens, este roteiro deverá conter também algumas questões, tais como:

  • O que é uma célula?
  • Como as células estão organizadas?
  • Qual é a constituição da células?
  • Qual é a necessidade de investigar a constituição das células?
  • A célula pode ser considerada um ser vivo? explique.
  • De acordo com a sua estrutura como podemos classificar as células?

O roteiro dessa atividade de aula deverá ser digitado, impresso e xerocopiado pelo professor e distribuído aos alunos no início da atividade 3.

Tabela 2

Identificando uma célula Eucariótica Animal
Organelas Funções
   
   
   
   
   
   
   
   

 

Explorando a Célula Eucariótica Vegetal

1º Os alunos deverão visualizar a Célula Eucariótica Vegetal;

 Célula Eucariótica Vegetal
http://www.simbiotica.org/imagens/celulavegetal.jpg

2º Após a visualização, o professor deverá pedir aos alunos que observem cada organela.

3º Os alunos deverão escrever na Tabela 3 o nome de cada organela que está disposta na imagem.

4º Depois de listados as organelas, o aluno juntamente com os colegas deverão fazer um pesquisa, sobre a função de cada organela e disponibilizá-las na tabela 3.

Tabela 3

Identificando uma célula Eucariótica Vegetal
Organelas Funções
   
   
   
   
   
   
   
   


Explorando a Célula Procariótica

1º Os alunos deverão visualizar a Célula Procariótica;

  Célula Procariótica

  

  http://3.bp.blogspot.com/_VJB0Woydyuk/S5gS_CIMiCI/AAAAAAAAAUI/jSgmneLb6jI/s400/Celula_procariota.jpg

2º Após a visualização, o professor deverá pedir aos alunos que observem cada organela.

3º Os alunos deverão escrever na Tabela 4 o nome de cada organela que está disposta na imagem.

4º Depois de listados as organelas, o aluno juntamente com os colegas deverão fazer um pesquisa, sobre a função de cada organela listada.

Tabela 4

Identificando uma célula Procariótica
Organelas Funções
   
   
   
   
   
   
   
   

Sugestões de endereços para a pesquisa sobre as organelas

http://www.ufv.br/dbg/labgen/celulas.html. Acessado em 21/04/2012.

http://www.youtube.com/watch?v=vR0TNsT3RGU. Acessado em 21/04/2012.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Morfofisiologia_vegetal/morfovegetal17.php. Acessado em 21/04/2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula. Acessado em 21/04/2012.

http://www.ufpel.edu.br/biotecnologia/gbiotec/site/content/paginadoprofessor/uploadsprofessor/174ac173881cfd5d11acfa4e076e68b6.pdf. Acessado em 21/04/2012.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biocelulas.php Acessado em 21/04/2012.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/Celulaanimal.php. Acessado em 21/04/2012.


Esta atividade foi extraída da aula Pesquisando a organização Celular: O que é que a Célula tem? Autor: Lindomar de Oliveira. Uberlândia - MG ESC de Educação Básica. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: