Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - Célula V - Construíndo uma Célula

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar como as células estão organizadas.
  • Diferenciar uma célula procariótica de uma eucariótica.
  • Identificar as organelas citoplasmáticas presentes nos diversos tipos de células e a função que cada uma desempenha dentro da célula.
Duração das atividades: 1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de citologia (Ensino Fundamental II).
Estratégias e recursos da aula.

Introdução


Apesar do interesse do ser humano em estudar os seres vivos, ainda há muito a ser desvendado sobre a constituição e funcionamento da unidade básica de um ser vivo. Apesar das pesquisas envolvendo a microscopia já acontecerem há muito tempo, somente com a invenção do microscópio óptico de Robert Hooke foi possível realizar alguns estudos relacionados à célula.

Em 1665, Hooke publicou suas primeiras observações em um trabalho chamado "Micrographia", iniciando então, uma nova fase no desenvolvimento científico. Com o aprofundamento nos estudos celulares, muitas pesquisas surgiram na área da citologia e esta ciência é, nos dias atuais, considerada uma das maiores promessas para a cura de doenças e no melhor entendimento a respeito da constituição dos seres vivos.

No currículo escolar, o estudo da célula e seus componentes acontecem geralmente no início do ensino fundamental II (6º ano) e, a partir daí, a cada ano os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, visto que este assunto permeia todo o estudo de Ciências no Ensino Fundamental II e de Biologia no Ensino Médio. De acordo com Palmero e Moreira (2001, p. 26), "a célula para o processo de ensino em Biologia, é um conceito-chave na organização do conhecimento biológico.

No entanto, para os alunos é uma entidade complexa e abstrata que se constrói em suas mentes". Neste sentido, faz-se necessário uma maior dedicação dos professores na teorização e prática deste conteúdo, visto que, saber sobre as células é aprender um pouco de nós e de todos os outros seres vivos que fazem parte do planeta. Visando um melhor entendimento do assunto "Célula", estruturamos um projeto que poderá ser trabalhado ao longo de algumas aulas.

É importante que essas aulas sejam as primeiras do ano letivo do 1º ano do Ensino Médio, pois o conteúdo envolvendo a célula representa a possibilidade de uma construção conceitual chave para o conhecimento biológico. Desta forma, este projeto que poderá chamar "Célula - pequena no tamanho, mas grande na importância", será de grande valia para estabelecer um aprendizado menos abstrato e mais concreto.

Construindo uma célula


O professor deverá providenciar uma cópia das instruções contidas no documento disponibilizado no endereço abaixo e entregar aos alunos, discutindo com eles como proceder e que materiais poderão utilizar para desenvolverem um modelo tridimensional de célula animal para ser apresentado em sala de aula. Os materiais deverão ser trazidos de casa, por cada grupo de cinco alunos. O espaço para a produção deste material poderá ser a própria sala de aula ou o laboratório de Biologia.

Deverá ser destinado o tempo de uma aula para a montagem da célula e outra aula para que cada grupo apresente aos demais uma parte da célula ou organela celular. O professor deverá, neste segundo dia, levar por escrito em tirinhas de papel os itens para apresentação e sortear entre os grupos.


Essa atividade foi extraída da aula Pesquisando a organização Celular: O que é que a Célula tem? Autor: Lindomar de Oliveira. Uberlândia - MG ESC de Educação Básica. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: