Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - Célula VII - Retomando Mapas Conceituais

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar como as células estão organizadas.
  • Diferenciar uma célula procariótica de uma eucariótica.
  • Identificar as organelas citoplasmáticas presentes nos diversos tipos de células e a função que cada uma desempenha dentro da célula.
Duração das atividades: 1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Noções básicas de citologia (Ensino Fundamental II).
Estratégias e recursos da aula.

Introdução


Apesar do interesse do ser humano em estudar os seres vivos, ainda há muito a ser desvendado sobre a constituição e funcionamento da unidade básica de um ser vivo. Apesar das pesquisas envolvendo a microscopia já acontecerem há muito tempo, somente com a invenção do microscópio óptico de Robert Hooke foi possível realizar alguns estudos relacionados a célula.

Em 1665, Hooke publicou suas primeiras observações em um trabalho chamado "Micrographia", iniciando então, uma nova fase no desenvolvimento científico. Com o aprofundamento nos estudos celulares, muitas pesquisas surgiram na área da citologia e esta ciência é, nos dias atuais, considerada uma das maiores promessas para a cura de doenças e no melhor entendimento a respeito da constituição dos seres vivos.

No currículo escolar, o estudo da célula e seus componentes acontecem geralmente no início do ensino fundamental II (6º ano) e, a partir daí, a cada ano os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, visto que este assunto permeia todo o estudo de Ciências no Ensino Fundamental II e de Biologia no Ensino Médio. De acordo com Palmero e Moreira (2001, p. 26), "a célula para o processo de ensino em Biologia, é um conceito chave na organização do conhecimento biológico.

No entanto, para os alunos é uma entidade complexa e abstrata que se constrói em suas mentes". Neste sentido, faz-se necessário uma maior dedicação dos professores na teorização e prática deste conteúdo, visto que, saber sobre as células é aprender um pouco de nós e de todos os outros seres vivos que fazem parte do planeta. Visando um melhor entendimento do assunto "Célula", estruturamos um projeto que poderá ser trabalhado ao longo de algumas aulas.

É importante que essas aulas sejam as primeiras do ano letivo do 1º ano do Ensino Médio, pois o conteúdo envolvendo a célula representa a possibilidade de uma construção conceitual-chave para o conhecimento biológico. Desta forma, este projeto que poderá chamar "Célula - pequena no tamanho, mas grande na importância", será de grande valia para estabelecer um aprendizado menos abstrato e mais concreto.

Retomando os mapas conceituais


Como fechamento deste módulo de aula, sugerimos que os mapas conceituais sejam retomados pelos mesmos grupos de alunos formados na atividade 1 e complementados a partir do que foi estudado ao longo das aulas.

Cada grupo deverá apresentar aos demais colegas e ao professor seus mapas conceituais, tecendo comentários sobre o seu processo de aprendizagem. Para isto, deverão tomar como ponto de partida os conhecimentos apontados no mapa conceitual no início do estudo e, posteriormente, aqueles que desenvolveram ao longo das atividades propostas e que consideram possuir ao final deste módulo de aulas. Dessa forma, é possível verificar se houve aprendizagem significativa, que pressupõe essa interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se modificam.

Recursos Educacionais


Nome Tipo
Minha vida de organela - Parte I Áudio
Montagem de um modelo tridimensional de uma célula animal Experimento prático
Exercício - Célula vegetal Animação/simulação
Minha vida de organela - Parte II Áudio
Organelas citoplasmáticas Animação/simulação

 

Recursos Complementares


Sugestões de links para os professores


'MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA." http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf. Acesso em: 10/03/12.

Dissertação de Mestrado "A Célula - Unidade na constituição dos seres vivos" http://pt.scribd.com/doc/59339153/7/A-CELULA-%E2%80%93-UNIDADE-NA-CONSTITUICAO-DOS-SERES-VIVOS - Acesso em: 10/03/12.

Aula Portal Professor "Vamos montar uma célula?" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=134 - Acesso em: 10/03/12.

Aula Portal Professor "Do macro ao micro: o universo das células"  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1772 - Acesso em: 10/03/12.

Vídeo "Como são as células - O Corpo Humano  " http://www.youtube.com/watch?v=wS7Ssf35waU&feature=related  - Acesso em:  10/03/12.

Moreira, M.A. e Buchweitz, B. (1993). Novas estratégias de ensino e aprendizagem: os mapas conceituais e o Vê epistemológico. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.

PALMERO, R.L. M; MOREIRA, A M; ACOSTA,M J. (2001). La teoria de los Modelos mentales de Johnson-Laird y sus princípios un aplicacion com Modelos mentales de celulas en estudiantes del curso de Orientacion Universitaria. Investigações em Ensino de Ciências, 06(03). Disponível em:  http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm.  Acesso 10/03/12.


Avaliação


A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, a elaboração das tabelas, o desenvolvimento da célula tridimensional e o relatório. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação de todas as atividades propostas em sala de aula, seja no âmbito individual ou em grupo.

Essa atividade foi extraída da aula Pesquisando a organização Celular: O que é que a Célula tem? Autor: Lindomar de Oliveira. Uberlândia - MG ESC de Educação Básica. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: