Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - O LIXO - O que podemos fazer diante desse problema?

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula


O aluno poderá aproximar e transpor os grandes temas de Meio Ambiente e Sustentabilidade para o seu próprio cotidiano, tornando possível uma maior inclusão e responsabilidade dos mesmos, com situações básicas do dia a dia como consumo de água, emissão de CO2 e geração de lixo de sua residência, por exemplo.

Duração da atividade


1 aula de 50 minutos pode ser suficiente para abordagem inicial do tema e das atividades. Deve-se prever maior tempo para realização das atividades extraclasse.

Estratégias e recursos da aula


A produção de resíduos é inerente à condição humana. Cada pessoa produz em média 300 quilos por ano e  tornou-se um problema de difícil resposta, que exige a reeducação e comprometimento do cidadão. O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente?

Os alunos sabem para onde vai o lixo de sua cidade?


Mais Problemas


O tempo que a natureza leva para decompor alguns dos produtos...


Papel: de 3 a 6 meses;
Pano: de 6 meses a 1 ano;
Filtro de cigarro: 5 anos;
Chiclete: 5 anos;
Madeira pintada: 13 anos;
Nylon: mais de 30 anos;
Plástico: mais de 100 anos;
Metal: mais de 100 anos;
Borracha: tempo indeterminado;
Vidro: 1 milhão de anos.

Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva.

Reduzir, Reutilizar e Reciclar


Um site da internet muito interessante e recomendável ao professor sobre a temática lixo encontra-se em www.lixo.com.br . Matérias sobre coleta seletiva, gestão de resíduos, compostagem,  vídeos, curiosidades e outros podem ser encontrados lá.

Sugestão


Texto Precicle

Professor, estimule a leitura dos alunos, auxilie-os durante o processo sobre possíveis dúvidas de vocabulário e/ou interpretação. Após a leitura, algumas questões servem para verificar a compreensão do texto, seguidas de discussões problematizadoras, importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico.

Uma sugestão de atividade prática para projeto interdisciplinar seria avaliar o peso dos resíduos descartáveis da escola. Há possibilidade da construção de gráficos e tabelas com valores diários, semanais e mensais, além da distinção dos materiais em função de suas características químicas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1864/imagens/lixo.jpg

Questão relacionada: muitos dos materiais descartados se deve ao hábito de adquirir o "novo modelo", ou seja, algum produto que ainda serve para uso, mas "está fora de moda" e é descartado.
*** Organize grupos para elaborar uma lista com exemplos desse tipo e o destino dado a eles. Abra uma discussão geral sobre hábitos de consumo.

Recursos Complementares


Um recurso interessante seria o laboratório de informática da escola, para que todos os alunos possam realizar as atividades de cálculo on-line de forma interativa.

Avaliação


A Avaliação dessa aula concentra-se mais na participação dos alunos, que inclui iniciativa perante as buscas em casa e atividades em classe, de dicussão em grupo. Caso o professor queira ter em mãos algum tipo de documento em forma de avaliação, peça para que o alunos construam um texto reflexivo sobre o que absorveram de sua aula.

Essa atividade foi extraída da aula Sustentabilidade no Nosso Cotidiano. Autora: Deborah Santos Prado - São Carlos - SP - Universidade Federal de São Carlos. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acesso em 15/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: