Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades: Pesquisando as Teorias Evolutivas III: As Teorias Evolutivas

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer as teorias evolutivas.
  • Identificar o mecanismo de evolução das espécies.
  • Explorar os métodos de estudo da evolução dos seres vivos.
Duração da atividade: 1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Não são necessários conhecimentos prévios.

3ª Atividade


As Teorias Evolutivas


Diversas teorias evolutivas já foram elaboradas. Esta aula tem como principal objetivo conhecê-las e identificar os mecanismos de evolução propostos por estas  teorias. Apesar de existirem outras teorias evolutivas, iremos dedicar apenas às mais relevantes e suas ramificações. Professor, apesar do propósito desta aula ser o estudo das teorias evolutivas, faz-se necessário uma abordagem a respeito do Fixismo.

Fixismo


Admite que as espécies, desde o seu aparecimento, são imutáveis, ou seja, não sofrem modificações. Tem os seguintes ramos:
  • Criacionismo: defende que todos os seres vivos são obra divina e que, por isso, são perfeitos e não precisam sofrer alterações.
  • Espontaneísmo: a vida surge quando existem condições favoráveis a isso; uma dessas condições é a existência de uma força vital.
  • Catastrofismo: a existência de catástrofes naturais destroem determinados seres vivos; outras espécies existentes povoam esses locais desabitados.

Evolucionismo


Admite que as espécies não sejam imutáveis e que sofrem modificações ao longo do tempo. Antes de Lamarck era também conhecido como transformismo.
  • Teoria de Lamarck: defende as variações do meio ambiente que levam o indivíduo a sentir necessidade de se lhe adaptar (busca da perfeição), o uso de um órgão desenvolve-o e o seu desuso atrofia-o (lei do uso e desuso) e as modificações adquiridas pelo uso e desuso são transmitidas aos descendentes (lei da transmissão dos caracteres adquiridos).
  • Teoria de Darwin: Segundo esta teoria, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência que os menos aptos, deixando um maior número de descendentes. Estes descendentes melhor adaptados estariam, portanto, com maiores chances de sobrevivência num ambiente em constantes mudanças.
  • Teoria Sintética da Evolução (Neodarwinismo): Apenas em 1930 e 1940, os investigadores combinaram as ideias de Darwin com os dados surgidos da genética, etologia e outros. O resultado foi o surgimento de uma teoria denominada "teoria sintética da evolução", que combina as causas da variabilidade com a seleção natural
Professor, utilize a imagem abaixo para demonstrar a principal diferença entre a teoria Fixista em relação à teoria Evolucionista. Comente para os alunos, que a partir do século XVIII, o Criacionismo começa a ser questionado e as Teorias Evolucionistas aparecem em oposição ao Fixismo.

Já no século XIV, as teorias do evolucionismo ganham força; porém, até nos dias atuais ainda há divergências em relação à evolução das espécies.

Imagem disponível em http://terra-online.blogspot.com.br/2009/12/fixismo-vs-evolucionismo.html - Acesso em 19/05/12.

Exemplo de uma teoria seguindo a corrente Fixista
A questão sobre as origens do homem remete um amplo debate, no qual filosofia, religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a existência da vida humana e, implicitamente, por que somos o único espécime dotado de características que nos diferenciam do restante dos animais. Desde as primeiras manifestações mítico-religiosas o homem busca resposta para essa questão. Neste âmbito, a teoria criacionista é a que tem maior aceitação. Ao mesmo tempo, ao contrário do que muitos pensam, as diferentes religiões do mundo elaboraram uma versão própria da teoria criacionista. A mitologia grega atribui a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu e Prometeu. Epimeteu teria criado os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar vida à raça humana. Já a mitologia chinesa atribui a criação da raça humana à solidão da deusa Nu Wa, que ao perceber sua sombra sob as ondas de um rio, resolveu criar seres à sua semelhança. O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, sendo que algumas chegam a ter pontos de explicação bastante semelhantes. Sendo um tema polêmico e inacabado, a origem do homem ainda será uma delicada questão capaz de se desdobrar em outros debates. Dessa forma, cabe a cada um julgar e adotar, por meio de critérios pessoais, a corrente explicativa que lhe parece mais plausível.


Essa atividade foi extraída da aula Pesquisando as Teorias Evolutivas I: A origem das espécies. Autor: Lindomar de Oliveira. Uberlândia - MG - ESC de Educação Básica. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acesso em 15/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
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