Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - Bioética - O que É Bioética?

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula?

Compreender o significado de bioética; Refletir sobre as polêmicas relacionadas ao tema; Conhecer algumas controvérsias científicas na história.

Duração das atividades: 1  aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: Noções sobre o regime nazista na Alemanha e sobre ética.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A ciência e seus desdobramentos técnicos fazem parte do cotidiano das pessoas. A promessa de felicidade, que em outras épocas esteve associada a diferentes forças, não é raro estar, na atualidade, associada à técnica e seus resultados.

Neste contexto é indispensável refletir sobre os procedimentos presentes entre o meio (tecnologia) e o fim (felicidade), e surge, assim, a necessidade de um instrumental que responda adequadamente às questões entre a ciência e os valores (morais).



Iniciar a aula dividindo a turma em grupos de 4 ou 5 membros e entregar para cada um deles a fotocópia de uma reportagem/notícias que trate de temas como: maus tratos a animais, pesquisas genéticas, eutanásia, extermínio de espécies, transgênicos, etc. Solicitar que os alunos leiam as reportagens/notícias e escolham um orador que deverá socializar com a turma o conteúdo e as impressões do grupo sobre o tema.

Sugestões de reportagens Depois das apresentações o professor deverá lançar a pergunta: Qual área ligada à Filosofia reflete sobre esses temas?

Os alunos colocarão suas opiniões e o professor deverá conduzir o debate explicando que a Bioética é o ramo da filosofia que estuda essas questões. Para dar sequência a essa explicação o professor poderá utilizar um vídeo sobre Bioética.

O que é Bioética

Na sequência o professor deve apresentar o vídeo Multiponto - Bioética [1/4] sobre a definição de bioética solicitando que os alunos anotem no caderno informações que respondam a pergunta: o que é Bioética?

Sugerimos algumas opções  para uso do vídeo com a turma

Roteiro de análise do vídeo

1- Qual a diferença entre a ética e a bioética?
2- Dentro do campo científico, qual a função dos comitês de ética?
Vídeo:  Multiponto - Bioética [1/4]
Descrição: Este vídeo propõem uma reflexão sobre a complexa relação entre ética e desenvolvimento científico a partir do olhar de quem trabalha com pesquisas em células-tronco, experiências com animais e produção de transgênicos.
Duração: 8' 19"
FONTE: YouTube. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=g9Pmavlq1S0, Acesso em jul de 2012.

Depois de passar o vídeo, o professor deverá promover a reflexão sobre as questões propostas no roteiro, conduzindo à percepção de que bioética é uma das formas de ética aplicada, cujo objetivo é tratar das questões relacionadas a valores nas ciências da vida.

Após a compreensão do que é bioética, explicar aos alunos que os problemas éticos envolvendo o trato com a vida em geral não são recentes e nem consensuais, pois existem situações históricas que ainda hoje levantam polêmicas e diferentes opiniões, entre elas a eugenia.

Recursos Complementares
Áudios


“Terapia celular – Parte I” - Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35304. Acesso em jul. de 2012.
“Terapia celular – Parte II” - Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35305.  Acesso em jul. de 2012.

Site

Projeto Genoma Humano - Disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/genoma.htm. Acesso em jul de 2012.

Trechos de Filmes

Gattaca - Técnicas de manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10044. Acesso em jul. de 2012.
Gattaca - Pirataria genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16162. Acesso em jul. de 2012.
A Ilha - Bioética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20336. Acesso em jul. de 2012.
A Ilha - Produtos da ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20334. Acesso em jul. de 2012.
A Ilha - Tecnologia e ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20333. Acesso em jul. de 2012.
A ilha do Dr. Moreau - Manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=21256. Acesso em jul. de 2012.

Para leitura do professor

E - Curriculum, Projetos de aprendizagem - Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3225. Acesso em jul. de 2012.
Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Uso da internet como ferramenta de mediação pedagógica no ensino presencial - Disponível em: http://revistas.facecla.com.br/index.php/reped/article/view/292. Acesso em jul de 2012.

Unioeste, Por uma educação Bioética - Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/2/Artigo%2010.pdf. Acesso em jul. de 2012.
Scielo, Ética e bioética: para dar início à reflexão - Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n1/a14v14n1.pdf. Acesso em: jul. de 2012.
Ática Educacional,  Gattaca - O futuro? - Disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/atual_cie.aspx?cod=752. A cesso em: jul. de 2012.

Avaliação


Toda a atividade precisa ser acompanhada no sentido de perceber o nível de aprendizagem e de elaboração diante do tema proposto. Oriente o estudante para que leia atentamente a ficha abaixo de auto avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.
Como você se situa diante das seguintes questões?

INICIANTE APRENDIZ PROFISSIONAL MESTRE
Apenas leu e pesquisou os temas sugeridos e não apresentou as atividades solicitadas. Leu, fez as pesquisas solicitadas e apresentou as atividades com alguns argumentos. Demonstrou bom domínio do assunto, conhecendo as concepções apresentadas e apresentou ótimos argumentos que fundamentam sua opinião sobre o tema. Demonstrou excelente domínio do assunto, compreendendo as concepções dos  filósofos e apresentou excelentes  argumentos para fundamentar sua opinião sobre o tema.

Referências

BELLINO, R. Fundamentos da bioética. São Paulo: Edusc, 1997.
BERNARD, J. A bioética. São Paulo: Ática, 1998.
CONTE, Édouard; ESSNER, Cornelia. A demanda da raça: uma Antropologia do Nazismo. Editora Instituto Piaget: Porto Alegre,1998.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002.

Essa atividade foi extraída da aula Bioética. Elizandra Angrewski - Curitiba - PR - Secretaria Estadual de Educação. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 16/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: