Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - Bioética - Eugenia

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula.

Compreender o significado de bioética:
  • Refletir sobre as polêmicas relacionadas ao tema;
  • Conhecer algumas controvérsias científicas na história.
Duração das atividades: 1 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.

  • Noções sobre o regime nazista na Alemanha e sobre ética. 

Estratégias e recursos da aula


Introdução


A ciência e seus desdobramentos técnicos fazem parte do cotidiano das pessoas. A promessa de felicidade, que em outras épocas esteve associada a diferentes formas, não é raro estar, na atualidade, associada à técnica e seus resultados.

Neste contexto é indispensável refletir sobre os procedimentos presentes entre o meio (tecnologia) e o fim (felicidade), e surge, assim, a necessidade de um instrumental que responda adequadamente as questões entre a ciência e os valores (morais).



Iniciar a aula dividindo a turma em grupos de 4 ou 5 membros e entregar para cada um deles a fotocópia de uma reportagem/notícias que trate de temas como: maus-tratos a animais, pesquisas genéticas, eutanásia, extermínio de espécies, transgênicos, etc. Solicitar que os alunos leiam as reportagens/notícias e escolham um orador que deverá socializar com a turma o conteúdo e as impressões do grupo sobre o tema.

Sugestões de reportagens

Depois das apresentações o professor deverá lançar a pergunta: Qual área ligada à Filosofia reflete sobre esses temas?

Os alunos colocarão suas opiniões e o professor deverá conduzir o debate explicando que a Bioética é o ramo da filosofia que estuda essas questões. Para dar sequência a essa explicação, o professor poderá utilizar um vídeo sobre Bioética - Eugenia.

O filme Gattaca – Experiência Genética - se passa em um futuro, talvez bem próximo, em que as técnicas de engenharia genética seriam capazes de orientar a produção de filhos "perfeitos". No entanto, alguns casais ainda seguem o "método tradicional" e deixam que as leis da meiose e da fecundação ao acaso gerem seus filhos, chamados "In-Válidos". É assim que nasce o personagem principal do filme, Vincent, determinado a fazer parte de uma equipe em um voo para Titã, uma lua de Saturno. Para isso, porém, ele tem de esconder sua "identidade genética", já que possui um problema cardíaco sério, que provocará sua morte por volta dos 30 anos.

Neste trecho do filme, os pais de Vincent procuram convencê-lo a aceitar sua situação de inválido. Na sequência, ele tenta uma vaga de emprego, mas nem chega a concluir o processo seletivo, pois sua condição genética pode ser facilmente reconhecida. Trecho do filme Gattaca – A Experiência Genética.


Descrição: Nesse trecho do filme, os pais de Vincent procuram convencê-lo a aceitar sua situação de inválido. Na sequência, ele tenta uma vaga de emprego, mas nem chega a concluir o processo seletivo, pois sua condição genética pode ser facilmente reconhecida.
Duração: 1 min. 41 seg.

FONTE: Dia a Dia Educação. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16068. Acesso em jul. de 2012.
Roteiro de discussão do trecho

- Esses procedimentos ficarão restritos às doenças ou as pessoas terão o direito de escolher algumas características de seus filhos?
- É possível haver uma divisão entre os que poderão pagar por esses testes e eventuais cura  e os que não poderão?- Há algum risco de discriminação baseada no código genético de cada um?
- É desejável uma sociedade que controla e determina o que cada um deve querer ou pode realizar? Quem decide esse controle?
- É justo discriminar a partir de "imperfeições" genéticas?
- E qual o critério de perfeição?
Imperfeito é aquele que é "diferente"?
- Será que alguém, para ser feliz, tem de ser "perfeito"?
- É possível imaginar a sociedade vivendo sob essa égide?
(Adaptado de: www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/atual_cie.aspx?cod=752. Acesso em jul. de 2012.)

Depois do vídeo o professor organizará um debate.


Roteiro de ação para o debate


  • Selecionar dois alunos (debatedores) que tenham apresentado interesse e que tenham posições divergentes sobre o tema. Cada debatedor escolhe um colega para auxiliá-lo.
  • O professor será o moderador.
  • Um aluno terá a função de secretariar o debate, anotando no quadro negro os argumentos. O restante da turma (plateia) poderá dirigir perguntas aos debatedores. Antes do debate, as carteiras deverão ser dispostas de forma que os debatedores e o moderador assumam lugar de destaque na sala de aula.
  • O moderador inicia o debate apresentando o tema, os debatedores e as normas do evento. Os dois debatedores apresentam seus argumentos sobre a teoria que defendem, bem como, argumentos que refutem a teoria contrária. Depois dessa primeira fase o moderador faz um apanhado geral e abre para que a classe lance suas perguntas aos debatedores. Para finalizar, o moderador consulta a turma sobre a validade dos argumentos e finaliza fazendo uma avaliação sobre o procedimento adotado.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Genoma Longevo - Parte I Áudio

Recursos Complementares


Áudios

“Terapia celular – Parte I” - Disponível em  -http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35304. Acesso em jul. de 2012.
“Terapia celular – Parte II” - Disponível em - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35305.  Acesso em jul. de 2012.

Sites

Projeto Genoma Humano - Disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/genoma.htm. Acesso em jul. de 2012.

Trechos de Filme

Gattaca - Técnicas de manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10044. Acesso em jul de 2012.
Gattaca - Pirataria genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16162. Acesso em jul de 2012.
A Ilha - Bioética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20336. Acesso em jul de 2012.
A Ilha - Produtos da ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20334. Acesso em jul de 2012.
A Ilha - Tecnologia e ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20333. Acesso em jul de 2012.
A ilha do Dr. Moreau - Manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=21256. Acesso em jul de 2012.

Para leitura do professor


E - Curriculum, Projetos de aprendizagem- Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3225. Acesso em jul. de 2012.
Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Uso da internet como ferramenta de mediação pedagógica no ensino presencial - Disponível em: http://revistas.facecla.com.br/index.php/reped/article/view/292. Acesso em jul. de 2012.
Unioeste, Por uma educação Bioética - Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/2/Artigo%2010.pdf. Acesso em jul. de 2012.
Scielo, Ética e bioética: para dar início à reflexão - Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n1/a14v14n1.pdf. Acesso em jul. de 2012.
Ática Educacional,  Gattaca - O futuro? - Disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/atual_cie.aspx?cod=752. Acesso em: jul. de 2012.


Avaliação


Toda a atividade precisa ser acompanhada no sentido de perceber o nível de aprendizagem e de elaboração diante do tema proposto. Oriente o estudante para que leia atentamente a ficha abaixo de autoavaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.
Como você se situa diante das seguintes questões?

INICIANTE APRENDIZ PROFISSIONAL MESTRE
Apenas leu e pesquisou os temas sugeridos e não apresentou as atividades solicitadas. Leu, fez as pesquisas solicitadas e apresentou as atividades com alguns argumentos. Demonstrou bom domínio do assunto, conhecendo as concepções apresentadas e apresentou ótimos argumentos que fundamentam sua opinião sobre o tema. Demonstrou excelente domínio do assunto, compreendendo as concepções dos  filósofos e apresentou excelentes  argumentos para fundamentar sua opinião sobre o tema.

Referências


BELLINO, R. Fundamentos da bioética. São Paulo. Edusc, 1997.
BERNARD, J. A bioética. São Paulo: Ática, 1998.
CONTE, Édouard; ESSNER, Cornelia. A demanda da raça: uma Antropologia do Nazismo. Porto Alegre: Editora Instituto Piaget,1998.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. São Paulo: Contexto,  2002.
Essa atividade foi extraída da aula Bioética, de Elizandra Angrewski - Curitiba - PR - Secretaria Estadual de Educação. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 16/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
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