Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - Bioética - Investigando

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula:

  • Compreender o significado de bioética;
  • Refletir sobre as polêmicas relacionadas ao tema;
  • Conhecer algumas controvérsias científicas na história.
Duração das atividades: 1 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:


Noções sobre o regime nazista na Alemanha e sobre ética.

Estratégias e recursos da aula


Introdução


A ciência e seus desdobramentos técnicos fazem parte do cotidiano das pessoas. A promessa de felicidade, que em outras épocas esteve associada a diferentes forças, não é raro estar, na atualidade, associada à técnica e seus resultados.
Neste contexto é indispensável refletir sobre os procedimentos presentes entre o meio (tecnologia) e o fim (felicidade), e surge, assim, a necessidade de um instrumental que responda adequadamente às questões entre a ciência e os valores (morais).



Iniciar a aula dividindo a turma em grupos de 4 ou 5 membros e entregar para cada um deles a fotocópia de uma reportagem/notícias que trate de temas como: maus-tratos a animais, pesquisas genéticas, eutanásia, extermínio de espécies, transgênicos, etc. Solicitar que os alunos leiam as reportagens/notícias e escolham um orador que deverá socializar com a turma o conteúdo e as impressões do grupo sobre o tema.

Sugestões de reportagens

Depois das apresentações o professor deverá lançar a pergunta: Qual área ligada à Filosofia reflete sobre esses temas?


Os alunos colocarão suas opiniões e o professor deverá conduzir o debate explicando que a Bioética é o ramo da filosofia que estuda essas questões. Para dar sequência a essa explicação o professor poderá utilizar um vídeo sobre Bioética.

Investigando


Depois do debate, propor a leitura de um trecho do artigo “Delineando fronteiras: reflexão sobre os limites éticos para a aplicação de tecnologias genéticas”, especificamente o item "Argumentos e perspectivas contrários à intervenções genéticas", páginas 62, 63 e 64. Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/603/737. Acesso em jul. de 2012.

Apresentar os seguintes questionamentos sobre o texto e solicitar que os alunos façam as anotações no caderno:

1. O que é eugenia?
2. Qual a relação entre o nazismo e a eugenia?
3. Quais práticas eugênicas eram realizadas nos Estados Unidos antes mesmo do nazismo na Alemanha?
4. Como se caracteriza o ideal eugenista no Brasil?
5. Qual a relação entre a personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, com o ideal eugenista?

Sobre a leitura:

- Ao se utilizar um fragmento é importante contextualizar a leitura.
- A leitura pode ser feita a partir de fotocópias entregues aos alunos ou diretamente na web, conduzindo os alunos até o Laboratório de Informática ou ainda, levar para a sala de aula um computador com projetor e projetar a reportagem na parede.
- Solicitar que a leitura seja feita individualmente.

Orientar os alunos sobre a produção de um texto dissertativo, de 10 a 15 linhas, a partir de suas anotações, tentando responder às questões levantadas sobre o texto.

Recursos Complementares


Áudios

“Terapia celular – Parte I” - Disponível em  -http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35304. Acesso em jul. de 2012.
“Terapia celular – Parte II” - Disponível em - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35305.  Acesso em jul. de 2012.

Sites

Projeto Genoma Humano - Disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/genoma.htm. Acesso em jul. de 2012.

Trechos de Filme

Gattaca - Técnicas de manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10044. Acesso em jul. de 2012.
Gattaca - Pirataria genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16162. Acesso em jul. de 2012.
A Ilha - Bioética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20336. Acesso em jul. de 2012.
A Ilha - Produtos da ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20334. Acesso em jul. de 2012.
A Ilha - Tecnologia e ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20333. Acesso em jul. de 2012.
A ilha do Dr. Moreau - Manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=21256. Acesso em jul. de 2012.

Para leitura do professor


E - Curriculum, Projetos de aprendizagem - Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3225. Acesso em jul. de 2012.
Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Uso da internet como ferramenta de mediação pedagógica no ensino presencial - Disponível em: http://revistas.facecla.com.br/index.php/reped/article/view/292. Acesso em jul. de 2012.
Unioeste, Por uma educação Bioética - Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/2/Artigo%2010.pdf. Acesso em jul. de 2012.
Scielo, Ética e bioética: para dar início à reflexão - Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n1/a14v14n1.pdf. Acesso em jul. de 2012
Ática Educacional,  Gattaca - O futuro? - Disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/atual_cie.aspx?cod=752. A cesso em: jul. de 2012

Avaliação



Toda a atividade precisa ser acompanhada no sentido de perceber o nível de aprendizagem e de elaboração diante do tema proposto. Oriente o estudante para que leia atentamente a ficha abaixo de autoavaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível. Como você se situa diante das seguintes questões?

INICIANTE APRENDIZ PROFISSIONAL MESTRE
Apenas leu e pesquisou os temas sugeridos e não apresentou as atividades solicitadas. Leu, fez as pesquisas solicitadas e apresentou as atividades com alguns argumentos. Demonstrou bom domínio do assunto, conhecendo as concepções apresentadas e apresentou ótimos argumentos que fundamentam sua opinião sobre o tema. Demonstrou excelente domínio do assunto, compreendendo as concepções dos  filósofos e apresentou excelentes  argumentos para fundamentar sua opinião sobre o tema.

Referências


BELLINO, R. Fundamentos da bioética.São Paulo. Edusc, 1997.
BERNARD, J. A bioética. São Paulo, Ática, 1998.
CONTE, Édouard; ESSNER, Cornelia. A demanda da raça: uma Antropologia do Nazismo. Porto Alegre: Editora Instituto Piaget,1998.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.

Esta atividade foi extraída da aula Bioética Elizandra Angrewski - Curitiba - PR - Secretaria Estadual de Educação. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 16/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: