Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - Bioética - O Caso Nazista

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula:

  • Compreender o significado de bioética;
  • Refletir sobre as polêmicas relacionadas ao tema;
  • Conhecer algumas controvérsias científicas na história.
Duração das atividades - 1 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:


Noções sobre o regime nazista na Alemanha e sobre ética.

Estratégias e recursos da aula


A ciência e seus desdobramentos técnicos fazem parte do cotidiano das pessoas. A promessa de felicidade, que em outras épocas esteve associada a diferentes forças, não é raro estar, na atualidade, associada à técnica e seus resultados.

Neste contexto é indispensável refletir sobre os procedimentos presentes entre o meio (tecnologia) e o fim (felicidade), e surge, assim, a necessidade de um instrumental que responda adequadamente às questões entre a ciência e os valores (morais).



Iniciar a aula dividindo a turma em grupos de 4 ou 5 membros e entregar para cada um deles a fotocópia de uma reportagem/notícias que trate de temas como: maus tratos a animais, pesquisas genéticas, eutanásia, extermínio de espécies, transgênicos, etc. Solicitar que os alunos leiam as reportagens/notícias e escolham um orador que deverá socializar com a turma o conteúdo e as impressões do grupo sobre o tema.

Sugestões de reportagens Depois das apresentações o professor deverá lançar a pergunta: Qual área ligada a Filosofia reflete sobre esses temas?

Os alunos colocarão suas opiniões e o professor deverá conduzir o debate explicando que a Bioética é o ramo da filosofia que estuda essas questões. Para dar sequência a essa explicação o professor poderá utilizar um vídeo sobre Bioética - O caso nazista.

Explicar para os alunos que durante o regime nazista ocorreu o que ficou conhecido como eugenia nazista. Uma política social racial da Alemanha Nazista que posicionou no centro dos interesses do governo à melhoria da raça ariana.

Solicitar que os alunos reunidos em grupos (3 ou 4 membros) observem as imagens, as legendas e anotem nos cadernos suas impressões sobre o ocorrido na Alemanha.

Para apresentar as imagens é possível utilizar o recurso multimídia disponível na escola, ou ainda, fotocopiar as imagens e distribuí-las aos alunos.

Crianças com deficiência mental, vítimas do racismo nazista (Internato de Rosenharz, 1930)

Disponível em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul. de 2012.

Cartaz propagandístico (Munique,1940).

Disponível em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul. de 2012.


Tabela criada em 1910 para catalogar a cor dos olhos humanos.
Disponível em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul. de 2012


Tabela criada em 1910 para catalogar a cor dos olhos humanos.
Disponível em http://www.dw.de/dw/article/0,,4059302,00.html. Acesso em jul. de 2012