Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - Bioética - No Laboratório de Informática

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula:

Compreender o significado de bioética;

Refletir sobre as polêmicas relacionadas ao tema;

Conhecer algumas controvérsias científicas na história.


Duração das atividades - 1 aula


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

Noções sobre o regime nazista na Alemanha e sobre ética.

Estratégias e recursos da aula


Introdução


A ciência e seus desdobramentos técnicos fazem parte do cotidiano das pessoas. A promessa de felicidade, que em outras épocas esteve associada a diferentes forças, não é raro estar, na atualidade, associada à técnica e seus resultados.

Neste contexto, é indispensável refletir sobre os procedimentos presentes entre o meio (tecnologia) e o fim (felicidade), e surge, assim, a necessidade de um instrumental que responda adequadamente às questões entre a ciência e os valores (morais).

 

 

Iniciar a aula dividindo a turma em grupos de 4 ou 5 membros e entregar para cada um deles a fotocópia de uma reportagem/notícias que trate de temas como: maus-tratos a animais, pesquisas genéticas, eutanásia, extermínio de espécies, transgênicos, etc. Solicitar que os alunos leiam as reportagens/notícias e escolham um orador que deverá socializar com a turma o conteúdo e as impressões do grupo sobre o tema.

 

Sugestões de reportagens


71 casos de maus-tratos a animais foram registrados em Bauru, SP – Disponível em: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2012/05/71-casos-de-maus-tratos-animais-foram-registrados-em-bauru-sp.html. Acesso em jul. de 2012.

Polícia constatou 200 casos de maus tratos contra animais em 2011. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1211498. Acesso em jul. de 2012.

Vaca clonada na Argentina começa a produzir leite similar ao materno. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,vaca-clonada-na-argentina-comeca-a-produzir-leite-similar-ao-materno,885006,0.htm. Acesso em jul. de 2012.

Polêmicos, testes genéticos começam a ser oferecidos no consultório médico. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,polemicos-testes-geneticos-comecam-a-ser-oferecidos-no-consultorio-medico,670705,0.htm. Acesso em jul. de 2012.


Justiça nega eutanásia a mulher em estado vegetativo desde 1973 após estupro. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110307_enfermeira_eutanasia_is.shtml. Acesso em jul. de 2012.


'Eutanásia' de pacientes não terminais comove Uruguai. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/03/120319_enfermeiros_uruguai_mc_rc.shtml. Acesso em jul. de 2012.

Extermínio sem precedentes. Ritmo de extinção de espécies de animais é dez mil vezes maior que o natural. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-anteriores/14053-exterminio-sem-precedentes-ritmo-de-extincao-de-especies-de-animais-e-dez-mil-vezes-maior-que-o-natural. Acesso em jul. de 2012.

Ruim para o produtor e para o consumidor. Disponível em: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Transgenicos/. Acesso em jul. de 2012.


Laboratório produz mosquitos transgênicos para combater dengue. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/07/laboratorio-produz-mosquitos-transgenicos-para-combater-dengue.html. Acesso em jul. de 2012.


Depois das apresentações, o professor deverá lançar a pergunta: Qual área ligada à Filosofia reflete sobre esses temas?



Os alunos colocarão suas opiniões e o professor deverá conduzir o debate explicando que a Bioética é o ramo da filosofia que estuda essas questões. Para dar sequência a essa explicação, o professor poderá utilizar um vídeo sobre Bioética.


No laboratório de informática, deverão fazer pesquisa sobre o nível atual das pesquisas genéticas, as suas implicações e possíveis resultados práticos na vida humana.


Para evitar a repetição, o professor indicará a cada grupo um tema:

Sugestões de temas


Países mais avançados nas pesquisas genéticas Resultados práticos (procedimentos médicos já realizados) Legislações referentes ao Projeto Genoma  

Polêmicas religiosas

Resultados futuros esperados

 Dificuldades enfrentadas pelos cientistas

Princípio da precaução Fontes de recursos financeiros empregados nas pesquisas


Sugestão de sites para pesquisa


 Sugestão para organizar a pesquisa


1. Organize as equipes através de sorteio.
2. Defina os temas para cada uma das equipes.
3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
4. Os alunos deverão anotar num documento de texto os resultados da pesquisa.
5. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
6. Os alunos deverão anotar num documento de texto os resultados da pesquisa.

Com os resultados da pesquisa, o professor organizará um debate on-line utilizando o MSN. O MSN é uma ferramenta de comunicação síncrona. Nessa atividade, o uso dessa ferramenta tem os objetivos de promover o intercâmbio entre as informações que os alunos pesquisaram e estimular a discussão escrita sobre o conteúdo, através do bate-papo.

Na aula UCA – A conversa pelo MSN na escola: uma proposta de integração (Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31239. Acesso em jul. de 2012). A professora Walleska Bernardino Silva apresenta tutorial de como utilizar o MSN.

Com os resultados da pesquisa, o professor organizará um debate on-line utilizando o MSN. O MSN é uma ferramenta de comunicação síncrona. Nessa atividade o uso dessa ferramenta tem os objetivos de promover o intercâmbio entre as informações que os alunos pesquisaram e estimular a discussão escrita sobre o conteúdo, através do bate-papo.

Organizando o debate


- Os alunos terão cerca de 15 minutos para apresentar suas observações sobre os temas pesquisados;
- Lembrar os alunos que eles podem compartilhar arquivos, links e imagens;
- O professor conduzirá o fechamento das discussão coletivamente por mais cinco minutos.

Depois do debate e de posse das informações dos diversos temas pesquisados, os grupos deverão organizar um PodCast.


Recursos Educacionais

Nome Tipo
Genoma Longevo - Parte I Áudio

 


Recursos Complementares


Áudios

 “Terapia celular – Parte I” - Disponível em  -http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35304. Acesso em jul. de 2012.

“Terapia celular – Parte II” - Disponível em - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35305.  Acesso em jul. de 2012.

 

Sites

Projeto Genoma Humano - Disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/genoma.htm. Acesso em jul de 2012.

 

Trechos de Filme

Gattaca - Técnicas de manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10044. Acesso em jul de 2012.

Gattaca - Pirataria genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16162. Acesso em jul de 2012.

A Ilha - Bioética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20336. Acesso em jul de 2012.

A Ilha - Produtos da ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20334. Acesso em jul de 2012.

A Ilha - Tecnologia e ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20333. Acesso em jul de 2012.

A ilha do Dr. Moreau - Manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=21256. Acesso em jul de 2012.

 

Para leitura do professor


E - Curriculum, Projetos de aprendizagem - Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3225. Acesso em jul. de 2012.

Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Uso da internet como ferramenta de mediação pedagógica no ensino presencial - Disponível em: http://revistas.facecla.com.br/index.php/reped/article/view/292. Acesso em jul. de 2012.

Unioeste, Por uma educação Bioética - Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/2/Artigo%2010.pdf. Acesso em jul. de 2012.

Scielo, Ética e bioética: para dar início à reflexão - Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n1/a14v14n1.pdf. Acesso em jul. de 2012.

Ática Educacional,  Gattaca - O futuro? - Disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/atual_cie.aspx?cod=752. A cesso em jul. de 2012.


Avaliação

Toda a atividade precisa ser acompanhada no sentido de perceber o nível de aprendizagem e de elaboração diante do tema proposto. Oriente o estudante para que leia atentamente a ficha abaixo de auto avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.

 Como você se situa diante das seguintes questões?

INICIANTE

APRENDIZ

PROFISSIONAL

MESTRE

Apenas leu e pesquisou os temas sugeridos e não apresentou as atividades solicitadas.

Leu, fez as pesquisas solicitadas e apresentou as atividades com alguns argumentos.

Demonstrou bom domínio do assunto, conhecendo as concepções apresentadas e apresentou ótimos argumentos que fundamentam sua opinião sobre o tema.

 

Demonstrou excelente domínio do assunto, compreendendo as concepções dos  filósofos e apresentou excelentes  argumentos para fundamentar sua opinião sobre o tema.

 

 

Referências

BELLINO, R. Fundamentos da bioética. São Paulo: Edusc, 1997.

BERNARD, J. A bioética. São Paulo: Ática, 1998.

CONTE, Édouard; ESSNER, Cornelia. A demanda da raça: uma Antropologia do Nazismo. Porto Alegre: Editora Instituto Piaget,1998.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.


Essa atividade foi extraída da aula Bioética , de Elizandra Angrewski - Curitiba - PR - Secretaria Estadual de Educação. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acesso em 16/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: