Disciplina - Biologia

Sugestão de Atividades - Bioética - Atividade Complementar

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o significado de bioética;

Refletir sobre as polêmicas relacionadas ao tema;

Conhecer algumas controvérsias científicas na história.


Duração das atividades - 4 a 5 aulas


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre o regime nazista na Alemanha e sobre ética.


Estratégias e recursos da aula


Introdução


A ciência e seus desdobramentos técnicos fazem parte do cotidiano das pessoas. A promessa de felicidade, que em outras épocas esteve associada a diferentes forças, não é raro estar, na atualidade, associada à técnica e seus resultados.

Neste contexto é indispensável refletir sobre os procedimentos presentes entre o meio (tecnologia) e o fim (felicidade), e surge, assim, a necessidade de um instrumental que responda adequadamente as questões entre a ciência e os valores (morais).

 

        

Iniciar a aula dividindo a turma em grupos de 4 ou 5 membros e entregar para cada um deles a fotocópia de uma reportagem/notícias que trate de temas como: maus tratos a animais, pesquisas genéticas, eutanásia, extermínio de espécies, transgênicos, etc. Solicitar que os alunos leiam as reportagens/notícias e escolham um orador que deverá socializar com a turma o conteúdo e as impressões do grupo sobre o tema.


Sugestões de reportagens


Depois das apresentações o professor deverá lançar a pergunta: Qual área ligada a Filosofia reflete sobre esses temas?



Os alunos colocarão suas opiniões e o professor deverá conduzir o debate explicando que a Bioética é o ramo da filosofia que estuda essas questões. Para dar sequência a essa explicação o professor poderá utilizar um vídeo sobre Bioética. Depois do debate e de posse das informações dos diversos temas pesquisados, os grupos deverão organizar um PodCast.

 

Produção de um PodCast
Pfone de ouvisoodCast é uma palavra que vem da junção de Ipod com Broadcast e nada mais é do que programas de rádio personalizados gravados em mp3 e disponibilizados pela internet. Os ouvintes podem baixar os programas para ouvir sem necessitar acessar o site do autor, podendo gravá-los em aparelhos de mp3 ou CDs.

Os grupos deverão, baseados no áudio "Genoma Longevo” e nas pesquisas já realizadas sobre a Bioética, montar um texto para áudio.

Algumas sugestões de temas que podem ser tratados neste áudio são:

* Eugenia;
* Eugenia e Nazismo;   
* Projeto genoma;   
* Pesquisas genéticas na atualidade;
* Definição de Bioética;   
* Legislação e Bioética.

Cada grupo deverá produzir um programa de áudio de até 2 minutos sobre um dos temas. Para isto, sugerimos que o professor conheça o software Audacity, que é um programa simples, gratuito e de fácil manipulação.

 

Sobre o Audacity : O Audacity, um software livre de edição de áudio, pode ser utilizado por qualquer pessoa que possua os equipamentos necessários.Tutorial em dois volumes, voltado para os professores, busca fornecer as bases mínimas para a manipulação de um áudio a partir dessa ferramenta livre.

Volume 1- Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity1.pdf. Acesso em jul de 2012.
Volume 2 - Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity2.pdf. Acesso em jul de 2012.

OBS.: Para garantir a qualidade do PodCast, instrua os alunos a redigirem o que vão ler e que leiam muitas vezes antes de gravar. A entonação da voz é importante, assim como a música e os efeitos sonoros que eles desejem colocar.

A publicação dos PodCasts poderá ser feita em sítios específicos, também, é possível publicar no site da escola ou ainda num blog. Os áudios também podem compor um acervo na biblioteca de materiais produzidos pelos alunos. Caso a escola possua sistema de som, é possível veicular essas produções.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Genoma Longevo - Parte I Áudio

 

Recursos Complementares


Áudios

 “Terapia celular – Parte I” - Disponível em  -http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35304. Acesso em jul de 2012.

“Terapia celular – Parte II” - Disponível em - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=35305.  Acesso em jul de 2012.

 

Sites

Projeto Genoma Humano - Disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/genoma.htm. Acesso em jul de 2012.

 

Trechos de Filmes


Gattaca - Técnicas de manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10044. Acesso em jul. de 2012.

Gattaca - Pirataria genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16162. Acesso em jul. de 2012.

A Ilha - Bioética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20336. Acesso em jul. de 2012.

A Ilha - Produtos da ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20334. Acesso em jul de 2012.

A Ilha - Tecnologia e ciência - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=20333. Acesso em jul. de 2012

A ilha do Dr. Moreau - Manipulação genética - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=21256. Acesso em jul. de 2012.

 

Para leitura do professor


E - Curriculum, Projetos de aprendizagem - Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3225. Acesso em jul. de 2012.

Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Uso da internet como ferramenta de mediação pedagógica no ensino presencial - Disponível em: http://revistas.facecla.com.br/index.php/reped/article/view/292. Acesso em jul. de 2012.

Unioeste, Por uma educação Bioética - Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/2/Artigo%2010.pdf. Acesso em jul. de 2012.

Scielo, Ética e bioética: para dar início à reflexão - Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n1/a14v14n1.pdf. Acesso em jul. de 2012.

Ática Educacional,  Gattaca - O futuro? - Disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/atual_cie.aspx?cod=752. A cesso em jul. de 2012.


Avaliação


Toda a atividade precisa ser acompanhada no sentido de perceber o nível de aprendizagem e de elaboração diante do tema proposto. Oriente o estudante para que leia atentamente a ficha abaixo de auto avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.

 Como você se situa diante das seguintes questões?

INICIANTE

APRENDIZ

PROFISSIONAL

MESTRE

Apenas leu e pesquisou os temas sugeridos e não apresentou as atividades solicitadas.

Leu, fez as pesquisas solicitadas e apresentou as atividades com alguns argumentos.

Demonstrou bom domínio do assunto, conhecendo as concepções apresentadas e apresentou ótimos argumentos que fundamentam sua opinião sobre o tema.

 

Demonstrou excelente domínio do assunto, compreendendo as concepções dos  filósofos e apresentou excelentes  argumentos para fundamentar sua opinião sobre o tema.

 

 

Referências 


BELLINO, R. Fundamentos da bioética. São Paulo: Edusc, 1997.

BERNARD, J. A bioética. São Paulo: Ática, 1998.

CONTE, Édouard; ESSNER, Cornelia. A demanda da raça: uma Antropologia do Nazismo. Porto Alegre: Editora Instituto Piaget, 1998.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.


Essa atividade foi extraída da aula Bioética Elizandra Angrewski - Curitiba - PR - Secretaria Estadual de Educação. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 16/07/2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: