Disciplina - Biologia

Sequência de Aulas - Relações Ecológicas - passo a passo

Autora: Professora Ionara Marcondes - Curitiba/PR
Ícone Download
Versão em PDF


1. Nível de Ensino
: Médio
2. Conteúdo Estruturante: Biodiversidade
2.1 Conteúdo Básico: Dinâmica dos Ecossistemas: relações entre os seres vivos e interdependência com o ambiente
2.2. Conteúdos Específicos
Relação Ecológica Harmônica Intraespecífica
Relação Ecológica Harmônica Interespecífica
Relação Ecológica Desarmônica Intraespecífica
Relação Ecológica Desarmônica Interespecífica

3.Objetivos
  • Reconhecer as principais relações existentes entre os seres vivos;
  • Identificar como as relações entre os seres vivos interferem nas dinâmicas ambientais.
4. Número de aulas estimado: 4 aulas de cinquenta minutos cada

5. Justificativa
O conhecimento biológico deve propiciar ao aluno a compreensão de conceitos científicos para entender as dinâmicas do mundo e mudar suas atitudes, pois diante de tantos desafios ambientais que permeiam a vida no Planeta há necessidade de se conhecer cada vez mais os sistemas naturais para que possa ter e melhorar a qualidade de vida. Assim, entender as complexas relações que existem entre os diferentes seres vivos é fundamental, pois, o aluno será capaz de melhorar seu entendimento sobre os aspectos naturais e as relações que existem entre os seres vivos e, que a partir do momento que essas relações são alteradas ocorrem impactos em todo os ciclos: produtivos e reprodutivos.

O professor poderá abordar as Relações Ecológicas como processos dinâmicos que ocorrem na natureza, criando situações de aprendizagem de modo que o aluno pense criticamente sobre os impactos ambientais, sobre as relações seres humanos X natureza; sobre as relações nos diferentes nichos ecológicos. Dessa modo, essa proposta visa apresentar como as relações ecológicas determinam o modo como os seres vivos relacionam-se com o ambiente físico e entre si (busca por alimento, água, espaço, abrigo, luz ou parceiros para reprodução, etc.), em um determinado ecossistema.

6. Encaminhamento

ícone Sugestões de AulasPasso a passo

7. Aprendizagem esperada
Recomenda-se que o professor insira esta sequência de aulas em seu planejamento, no trabalho com Ecologia de populações, onde o tema dessa aula (Relações Ecológicas) deverá ser aplicado após ter trabalhado os conceitos de: Biosfera, Habitat, Populações, Nicho Ecológico, Ecossistemas, Biótopo, Componentes Bióticos e Abióticos, etc., assim os alunos apresentarão melhor compreensão dos conteúdos trabalhados nesse momento.

Ícone Fontes de PesquisaReferências

Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
ícone opiniões
Opiniões
Ícone
Envie sua aula



Nome: Levi de Souza Junior
E-mail: ljrsouza@yahoo.com.br
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Gostou da Sequência de Aulas? Gostei muito
Comentários/Sugestões: Boa tarde, parabéns pela aula, muito boa.
Recomendar esta página via e-mail: