Disciplina - Biologia

Relato: Horta na Escola - uma alternativa na alimentação

Nome do Autor: Simone Sinara de Souza
Coautor: Lourdes Lopes da Silva
E-mail: simonesinara@seed.pr.gov.br
Instituição: Col. Est. Hasdrubal Bellegard
Município: Curitiba - Paraná
Conteúdo: Mecanismos Biológicos - Alimentação
Série: 1º ano do EM
Foi utilizado algum recurso do Portal: Sim. Imagens.
Nomes e links para os arquivos do Portal:

Relato


Foi realizado, no período de fevereiro a agosto de 2007, no Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard, localizado no município de Curitiba, um projeto de criação de uma horta escolar. O objetivo do projeto foi enriquecer a merenda escolar, incentivar o consumo de hortaliças e conscientizar os alunos da necessidade de uma alimentação rica em nutrientes.

O projeto foi aplicado aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, na disciplina de Biologia, após um levantamento de dados, por meio de questionário (em Anexo), sobre o tipo de alimentação ingerida por eles. O resultado demonstrou que a maioria não ingeria hortaliças ou frutas (alimentos ricos em sais minerais, vitaminas e fibras) em suas refeições. Muitos afirmaram que, antes de irem à escola, comiam um macarrão instantâneo ou faziam um lanche. Diante do exposto, percebeu-se a necessidade da aplicação do projeto intitulado “Horta na Escola – uma alternativa na alimentação”; que foi composto por três etapas:

Etapa 1 – Importância das hortaliças na alimentação escolar


Nessa Etapa foram realizadas aulas expositivas sobre a importância da presença de nutrientes na alimentação.Onde os alunos puderam relatar seus hábitos alimentares, foi quando muitos afirmaram preferirem salgadinhos, doces e frituras a frutas e verduras, alimentos indispensáveis nas refeições, confirmando o resultado do questionário aplicado antes do início do projeto. Na ocasião foram entrevistados 192 alunos.

Após algumas aulas expositivas sobre nutrição, os alunos selecionaram textos em livros, Internet, periódicos, etc., sobre a importância de uma alimentação rica em hortaliças e como a presença de uma horta na escola poderia contribuir para a melhoria da merenda escolar.

Foram confeccionados cartazes contendo informações sobre quais nutrientes são encontrados nas hortaliças, os benefícios destes para o organismo e os problemas ocasionados pela ausência dos nutrientes no corpo humano.

Foi realizado, também, um estudo do terreno do colégio, juntamente com um técnico agrícola da Secretaria Municipal de Abastecimento (SMAB) para verificar o melhor local para a implantação da horta escolar. Levou-se em consideração as seguintes características: terreno plano, terra revolvida (fofa), boa luminosidade, voltada para o nascente, disponibilidade de água para irrigação e sistema de drenagem, por exemplo, canaletas, espaço longe de sanitários e esgoto, isolado, com pouco trânsito de pessoas e animais.

Adquiriu-se, junto à direção da escola, ferramentas essenciais à implementação da horta, como: enxadas (utilizadas para capinar, abrir sulcos e misturar adubos e corretivos como o calcário), enxadão (utilizado para cavar e revolver a terra), regadores (servem para irrigar a horta), ancinho (utilizado para remover torrões, pedaços de pedra e outros objetos, além de nivelar o terreno), sacho (enxada menor que serve para abrir pequenas covas, capinar e afofar a terra), carrinho de mão (utilizado para transportar terra, adubos e ferramentas), e outros materiais, como rastelo, mangueira, mudas de hortaliças, cartolinas, fita crepe, papel contact.

Na escolha das mudas das hortaliças optou-se pela maior diversificação possível, garantindo assim, uma grande variedade de cores e formas, ou seja, de diferentes nutrientes.

Etapa 2 – Criação de uma horta escolar


Nesta etapa foi realizada a preparação do terreno (nivelamento e correção). Os alunos, em equipes, compareceram em contraturnos ou aos sábados para a realização dessa etapa, para evitar a perda de aulas. Na sequência, houve a preparação dos canteiros e das covas para o plantio das hortaliças. Em sala de aula, os alunos confeccionaram placas, em cartolina e papel contact, com o nome de cada hortaliça que seria plantada e cultivada na horta, fixando-os em pedaços de madeira.

Após a confecção dos canteiros e a preparação das covas, eles realizaram o plantio de mudas de alguns tipos de hortaliças (cenoura, couve, espinafre, cheiro-verde, batata salsa, beterraba, alface, abobrinha e manjericão), identificando-as, nos canteiros, com as placas confeccionadas em sala.

Etapa 3 – Enriquecimento da merenda com hortaliças


Nesta etapa foi realizada, em sala de aula e no laboratório de informática, a confecção de folders com características sobre as hortaliças, bem como sugestões de receitas utilizando hortaliças, com o intuito de enriquecer a alimentação. Os folders foram distribuídos aos demais alunos e funcionários da escola.

Equipes de alunos ficaram responsáveis por realizar a manutenção da horta, retirando ervas daninhas, que surgiam ao longo do desenvolvimento das mudas, verificando a necessidade de água durante o crescimento. Após, foi realizada a colheita das hortaliças, respeitando o tempo de crescimento, encaminhando-as à cozinha da escola para as cozinheiras, que passaram a utilizá-las no cardápio da merenda escolar. Foram feitos picadinhos, refogados, sopas, saladas, bolos, tortas, entre outros alimentos.

A participação dos alunos na confecção de uma horta escolar fez com que assimilassem os conteúdos administrados em sala e, por meio de uma merenda escolar mais nutritiva, percebessem a importância da presença de hortaliças nas refeições.

Referências


BIZZO, Nélio; JORDÃO, Marcelo. Ciências. São Paulo: Brasil, 2006. v. 3.
DUTRA-DE-OLIVEIRA, J. E; MARCHINI, J. S. Ciências nutricionais. São Paulo: Sarvier, 1998.
LUZ, Vilmar. Técnicas agrícolas. 9. ed. São Paulo: Ática, 1998. v. 1.
NÓBREGA, Fernando José. Distúrbios da nutrição. Rio de Janeiro: Revinter, 1998.
SANTOS, Maria Ângela dos. Biologia Educacional. 17. ed. São Paulo: Ática, 2005.
WEIL, Andrew. Alimentação ideal para uma saúde perfeita. São Paulo: Rocco, 2001.
Recomendar esta página via e-mail: