Disciplina - Biologia

Informativos

30/05/2017

Edição Especial - Mestrado profissional em Biologia

Informativo
Inscrições para mestrado profissional em Biologia prosseguem até 8 de junho

As inscrições para o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio) já começaram e vão continuar até 8 de junho neste endereço. A taxa de inscrição é de R$ 200,00. Neste mesmo endereço, é possível acessar o edital com todos os detalhes do processo seletivo.

A UFPR é uma das 19 instituições brasileiras que oferecerá o Profbio. O curso tem duração de dois anos e é direcionado a professores de ensino médio da rede pública de ensino.

Segundo a coordenadora do programa na UFPR, professora Sandra Maria Alvarenga Gomes, o curso será semipresencial, com aulas aos sábados, no Setor de Ciências Biológicas, e atividades à distância na plataforma Moodle. São quatro semestres – o último dedicado à finalização do Trabalho de Conclusão do Mestrado e à finalização das disciplinas optativas.

De acordo com o INEP, 88,5% dos professores de Biologia do Ensino Médio no Brasil não possuem Pós Graduação stricto sensu. “Possíveis soluções para este problema implicam, necessariamente, na valorização e na qualificação do profissional, capacitando-o a promover mudanças na sua forma de ensinar.

O Profbio visa, portanto, a melhoria do ensino de Biologia no Brasil”, avalia Sandra. Ela acredita também que o mestrado profissional atenda a uma demanda que está reprimida. “Esperamos que o programa seja recebido com entusiasmo pelos professores da rede pública do Paraná porque nós, docentes do Profbio da UFPR, estamos bastante motivados”.

 Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso que a pessoa interessada consulte o Departamento de Recursos Humanos da Seed.

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.