Disciplina - Biologia

Biologia & Ciências

01/09/2009

Casos de gripe A superam gripe comum

Os casos de influenza A (H1N1) já predominam sobre o número de casos de gripe sazonal ou gripe comum, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A organização alertou que a epidemia da doença vai persistir nos próximos meses em populações mais suscetíveis.
Vírus ainda sem mutações
A OMS destacou que, até o momento, o monitoramento por meio de laboratórios não identificou tipos de mutação no vírus que o tornassem mais letal. A maioria dos pacientes infectados pela nova gripe, segundo a OMS, apresenta um quadro leve da doença.
"Apesar de o vírus ser capaz de provocar diversos casos fatais, inclusive em pessoas jovens e saudáveis, o número de mortes permanece pequeno", diz o comunicado.
Gripe A no Brasil
Segundo o último dado do Ministério da Saúde, fornecido no início deste mês, os casos da gripe A no Brasil representam 77% de todos os casos de gripe no Brasil. Este número é seguramente maior hoje.
Apesar disso, a mortalidade pela gripe A no Brasil é menor que em outros países.
Enquanto no Brasil o fim do inverno é a grande esperança contra a Gripe A, o oposto acontece agora no hemisfério norte, cuja aproximação do inverno aponta para um aumento no número de casos acima do Equador.
Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/01/09/2009
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.