Disciplina - Biologia

Biologia & Ciências

16/02/2010

Alterando cheiro das flores

Dar aroma às flores que não o possuem, tornar a fragrância mais suave ou doce, ou modificá-la completamente serão alternativas disponíveis para quem se dedica à floricultura, informou uma equipe de pesquisadores do Instituto de Alimentos e Ciências Agrícolas da Universidade da Flórida (UF).
Os cientistas descobriram os genes da complexa mistura química que produz a fragrância de uma flor, e abriram novos caminhos para modificar ou aumentar os compostos de aroma e produzir os cheiros desejados.
"Durante muito tempo os cultivadores se focaram especialmente no aspecto da flor, seu tamanho, sua cor e quanto tempo dura, mas a fragrância ficou esquecida", afirmou David Clarck, professor de horticultura ambiental da universidade.
No futuro isso poderá mudar e as pessoas terão como escolher entre uma variedade de aromas, ou ainda uma sem cheiro, da mesma flor, disseram os cientistas.
Por mais de dez anos, Clark e outros pesquisadores analisaram este fenômeno através dos genes de 8 mil petúnias e chegaram a algumas conclusões.
Por exemplo, eles concluíram que o gene responsável pela fragrância do leite de rosas é o mesmo que dá sabor aos tomates.
Por manipulação desse gene, os cientistas conseguiram gerar tomates mais saborosos, e atualmente se dispõem a preparar sua comercialização, assim como com a fragrância das rosas.

Este conteúdo foi publicado em 11/02/2010 no sítio Ambiente Brasil. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.