Disciplina - Biologia

Biologia & Ciências

02/07/2010

Contusão que tirou Elano da Copa do Mundo

A contusão que tirou o jogador brasileiro Elano (camisa 7) da Copa do Mundo foi mais séria do que todos imaginavam. A entrada violenta do jogador Tioté, da Costa do Marfim, no último dia 20 de junho, quando as duas equipes disputavam uma vaga nas quartas de final, provocou um problema sério no tornozelo direito de Elano.
A lesão  de Elano
foto de um pé mostrando o local da contusão que Elano sofreu no jogo do Brasil contra a Costa do Marfim.
Elano sofreu um trauma no talus (ou astrágalo), um dos ossos do pé que articula com os ossos da perna (tíbia e fibula) e forma o tornozelo.
Osso Inflamado
foto de um tornozelo mostrando o local da contusão que o jogador Elano sofreu na Copa do Mundo de 2010.
Esse trauma faz com que haja uma reação inflamatória dentro do osso. O diagnóstico só é possível com um exame de ressonância magnética. Quando tem uma contusão, o jogador é tratado clinicamente.
Elano tem um edema num osso do pé. Não é considerada uma contusão grave, mas pode demorar. A maioria dos jogadores demora a voltar. Esse edema ósseo tem tempo de absorção e esse tempo é variado. O atleta faz gelo, tratamento fisioterápico, mas o que vai determinar se ele joga ou não é a capacidade de o organismo absorver. Existem traumas mais fortes, em intensidades elevadas. É um problema muito comum no futebol. O jogador foi tratado clinicamente, melhorou da pancada, conseguiu andar e trotar, mas em determinados movimentos ainda sente dor.

Esta notícia foi publicada em 01/07/2010 no sítio globoesporte.globo.com. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.