Disciplina - Biologia

Biologia & Ciências

13/07/2010

Genes de bactérias do Ártico podem gerar vacinas

Genes obtidos de bactérias que vivem no Ártico poderiam gerar vacinas mais seguras contra doenças como tuberculose. Os genes permitem que cientistas produzam bactérias sensíveis a temperatura capazes de ativar o sistema imune antes de morrerem.
Francis Nano e sua equipe da Universidade de Vitória, na Colúmbia Britânica (Canadá), substituíram alguns genes da bactéria Francisella tularensi por genes de bactérias encontradas no Ártico. Esses genes árticos evoluíram sob condições congelantes e param de funcionar em temperaturas altas dentro de animais.
A equipe escolheu genes indispensáveis para sobrevivência, como aqueles que reparam DNA. Assim, as bactérias com os genes árticos devem morrer quando esses genes pararem de funcionar.
Eles então vacinaram camundongos contra doses fatais de Francisella tularensi, injetando primeiro a versão sensível a temperaturas.
As bactérias sensíveis conseguiram sobreviver por algum tempo sob a pele, permitindo a ativação do sistema imune, mas morreram antes de chegar aos órgãos internos. “Nosso alvo agora é tuberculose”, afirmou Nano.
O estudo foi publicado na prestigiada revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".

Esta notícia foi publicada em 12/07/2010 no sítio noticias.ambientebrasil.com.br. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.