Disciplina - Biologia

Biologia & Ciências

15/03/2011

Sesa confirma sexta morte por dengue no Paraná

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) do Paraná confirmou nesta segunda-feira (14)a sexta morte por dengue no Paraná. A vítima foi uma jovem de 19 anos, que morreu de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) em Cambará, no Norte Pioneiro. As outras cinco mortes foram registradas nos municípios de Londrina (2) e Jacarezinho (3).
O Paraná já notificou 19.215 casos suspeitos de dengue e confirmou 3.333. Apenas 120 são importados. Londrina apresenta o maior número de casos, com 1.648 confirmações da doença. Já os municípios com maior incidência de dengue no Paraná, para cada 100 mil habitantes, são Jacarezinho, Cornélio Procópio e Jataizinho.
A Sesa investiga mais uma suspeita de morte por dengue hemorrágica em Jacarezinho, no Norte Pioneiro. De acordo com a 19ª Regional de Saúde, trata-se de um homem, identificado como Alexandre Mariano, 36 anos, que morreu na madrugada, depois de ficar menos de 24 horas internado na Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho.
Técnicos da Sesa já fizeram a coleta do material e enviaram as amostras ao Laboratório Central do Estado (Lacen). De acordo com o chefe da RS, Antônio Carlos Setti, o resultado deve ser divulgado em duas semanas.
Conforme informações da família da vítima, o homem começou a passar mal ainda na quinta-feira, dia 10, quando apresentou os primeiros sintomas da doença, como quadros de febre apareciam e cessavam rapidamente. No entanto, no sábado o quadro se agravou e já na madruga de domingo, o doente foi internado. “Meu irmão deu entrada no hospital com 42 graus de febre. Os médicos fizeram o que podiam, mas ele não resistiu”, disse o irmão de Alexandre, Rogério Mariano.
Se for confirmada a suspeita de morte por dengue hemorrágica, o caso de Alexandro Mariano será o quarto registrado em Jacarezinho em 2011. Outro três óbitos foram confirmados pela doença. As vítimas são duas mulheres com 27 e 46 anos e um homem com 82. A Sesa também investiga a morte de uma criança de quatro anos com dengue clássica.
Jacarezinho lidera a lista de cidades com maior incidência da doença no estado. Na cidade com 38 mil habitantes, já foram registrados 502 casos da doença e 2.139 notificações.
A Secretaria Municipal de Conservação Urbana de Jacarezinho iniciou um grande mutirão para ‘limpar’ a cidade. O trabalho está sendo feito com a ajuda de voluntários e de empresários que emprestaram máquinas e caminhões para ajudar na limpeza. Basicamente, explica o secretário Leonardo Costa Santos, o objetivo é limpar terrenos abandonados, mas a limpeza vale para todos os 18 mil imóveis da cidade.
Conteúdo relacionado - Tema atual: Dengue

Esta notícia foi publicada em 15/03/2011 no sítio ambientebrasil.com.br. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.