Disciplina - Biologia

Biologia & Ciências

31/03/2011

Parasitas alteram a coloração de larvas para afastar predadores

Por Érika Rodrigues - Jornal da Ciência
Em estudo inédito, cientistas identificaram um parasita capaz de mudar a cor de seu hospedeiro para afastar predadores e garantir sua sobrevivência.
O nematóide Heterorhabditis bacteriophora infecta lagartas enterradas no solo, ele se introduz no corpo do inseto através da boca ou do ânus, liberando instantaneamente uma bactéria letal. A partir daí o nematóide digere os tecidos da larva transformando-o em um caldo de nutrientes utilizado em sua alimentação. Isto permite que o parasita se desenvolva e viva no corpo do hospedeiro por muito tempo. Quando os nutrientes acabam o hospedeiro é dividido espalhando uma legião de nematóides.
Para evitar que as lagartas sirvam de alimento para outros animais, os parasitas desenvolveram uma maneira de liberar substâncias que fazem com que a larva originalmente pálida adquira uma coloração avermelhada; o estudo desenvolvido pelos biólogos mostrou que as larvas vermelhas não eram comidas pelos predadores. Na natureza, vermelho é a cor do alerta; os pássaros percebem o sinal e se mantém afastados das possíveis presas, garantindo assim a sobrevivência dos nematóides.
O comportamento desses parasitas é estudado há 12 anos. Os cientistas descobriram com a pesquisa que as aves preferem as larvas não infectadas (coloração pálida) às infectadas (cor vermelha). Este é o primeiro caso de parasitas que conseguem manipular a coloração do hospedeiro e evitar ataques de predadores. Segundo Dr. Fenton, coordenador do estudo, além do alerta visual as larvas infectadas devem ter sabor e odor diferenciados que faz os pássaros colocarem-nas para fora.


Esta notícia foi publicada em 31/03/2011 no site jornalciencia.com. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.