Disciplina - Biologia

Biologia & Ciências

27/02/2012

Novo alvo no combate a malária

Cientistas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, descobriram um novo alvo no combate à malária, uma das principais doenças infecciosas do mundo. Os pesquisadores desvendaram uma nova proteína que está envolvida no ciclo de vida do parasita. Os dados foram divulgados na publicação de livre acesso “PLoS Pathogens” (em inglês).
A proteína tem papel fundamental na fase sexual da reprodução do protozoário Plasmodium, o micro-organismo que provoca a doença. No estudo, os pesquisadores identificaram um gene que participa da divisão celular no parasita, que ocorre dentro dos humanos. O mesmo gene também está ligado à fase sexual do ser vivo, que ocorre já fora dos pacientes.
A malária provoca a infecção de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, deixando 1 milhão de mortos anualmente. A doença provoca a destruição das células vermelhas do sangue, responsáveis pelo transporte do oxigênio a todo o corpo.
O gene recebe o nome de “CDC 20″ e é importante na divisão celular de outros organismos, mas até agora os cientistas não sabiam do papel desta proteína no ciclo do Plasmodium.
No experimento, foram usados ratos e camundongos como cobaias e a espécie do parasita usada foi a Plasmodium berghei.
Ao ser excluído dos protozoários, o gene compromete a reprodução sexuada do Plasmodium, o que pode ser uma nova forma de combater a transmissão da doença.
Quatro espécies de Plasmodium são levadas em conta nos estudos sobre a malária. Os protozoários são transmitidos aos humanos por meio da picada de mosquitos do gênero Anopheles. Ao picar uma pessoa infectada, o inseto leva sangue contaminado até outra vítima.

Esta notícia foi publicada em 27/02/2012 no site ambientebrasil.com.br. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.