Disciplina - Biologia

Biologia & Ciências

08/02/2013

Austrália rejeita proteger floresta na Tasmânia por motivos econômicos

Por AFP

A Austrália rejeitou nesta sexta-feira (08/02) um pedido de classificação na lista nacional de sítios protegidos da floresta de Tarkine, na ilha de Tasmânia, no sul, uma região da indústria mineradora vital para o emprego local.

Uma classificação dos 400 mil hectares da floresta na lista nacional de sítios naturais, históricos e indígenas "de grande valor para o patrimônio nacional australiano" teria praticamente impossibilitado qualquer atividade de mineração.

Mas a "Tasmânia tem a maior taxa de desemprego da Austrália e esta região (Tarkine) tem a maior taxa de desemprego da Tasmânia", justificou o ministro do Meio Ambiente, Tony Burke, em um comunicado.

"Sinceramente, não encontrei uma forma de reconhecer o valor patrimonial (da floresta) e garantir um equilíbrio" entre os imperativos ambientais e econômicos", disse. No entanto, os sítios aborígenes serão protegidos. 

Esta notícia foi publicada em 08/02/2013 no site www.g1.globo.com. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.