Disciplina - Biologia

Biologia & Ciências

22/03/2013

Dia Mundial da Água

Por Saionara Bocalon

As comemorações do Dia Mundial da Água acontecem em Curitiba, nesta sexta-feira (22), na Praça Rui Barbosa, onde uma grande exposição, com cerca de 60 animais taxidermizados, será aberta ao público.

A exposição é composta por uma trilha de 16 metros, chamada de Safári Noturno, repleta de aves, répteis e mamíferos de diferentes regiões do Estado, do Brasil e do mundo.

No trajeto, que os visitantes iluminam com lanternas, é possível ver um tigre de bengala, um dos maiores carnívoros do planeta, ameaçado de extinção, com três metros de comprimento e cerca de 300 quilos, um lobo-guará, característico da região dos Campos Gerais, uma cotia, responsável por grande parte do plantio da araucária no Paraná e uma harpia ou gavião-real, maior águia do planeta. Também é possível conhecer o macaco mandril, que vive em bandos na África Ocidental e o macaco siamango, originário das florestas das montanhas da Malásia.

Instituto Harpia - Os animais taxidermizados pertencem ao acervo do Instituto Harpia de Pesquisa em História Natural, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio.

De acordo com o presidente do Instituto e diretor do Departamento de Museu e Taxidermia da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, João Galdino, os animais empalhados foram recolhidos em apreensões feitas pelo Ibama e pela Polícia Federal, em poder de caçadores. Outros morreram em cativeiros ou zoológicos. “O acervo foi montado ao longo de 55 anos”, destaca.

A exposição estará aberta até o dia 28 de março, inclusive no fim de semana, das 10h às 20h. Junto ao estande, todos os dias, entre 12h e 14h, e nos finais da tarde, entre 18h e 20h, serão realizados shows com atrações locais.

Ações ambientais - Ao longo da semana, a Sanepar irá promover várias ações ambientais por todo o Estado, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. As atividades, em locais e horários diversos, pretendem mobilizar mais de 5 mil pessoas em reflexões e atitudes práticas que recuperem e protejam os recursos naturais.

Palestras, visitas técnicas e oficinas multidisciplinares serão ofertadas em escolas e faculdades de Apucarana, Clevelândia, Goioerê, Ponta Grossa, Maringá e Guarapuava. No Litoral, a empresa participa do projeto “Colorindo os Dias na Praça Central”. A Sanepar participa ainda de plantio e entregas de mudas de árvores nativas, soltura de 50 mil alevinos em parceria com a Copel e participação no Fórum da Agenda 21.

RecursosRecursos didáticos - Acesse nossa página de conteúdo: 22 de Março
Dia Mundial da Água




Esta notícia foi publicada em 22/03/2012 no site www.educadores. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.