Disciplina - Biologia

Biologia & Ciências

27/06/2013

Derrames podem ser prevenidos com remédios combinados, sugere estudo

Por G1, em São Paulo

Pacientes que usaram aspirina e um anticoagulante tiveram menos AVCs.

Um teste clínico realizado na China demonstrou que a aspirina aliada ao clopidogrel, medicamento anticoagulante, funciona melhor na prevenção contra acidente vascular cerebral (AVC). Os dados foram publicados no periódico "New England Journal of Medicine".

O estudo foi feito com 5.170 pacientes chineses que registraram pequenos AVCs. Durante três meses, metade dos pacientes foi tratada com uma combinação de aspirina e clopidogrel. A outra metade tomou apenas aspirina.

Segundo especialistas, este período de 90 dias após o registro de um AVC é considerado o mais importante para evitar outro ataque mais grave. Segundo os autores, entre 10% e 20% dos pacientes que sofreram um leve AVC pode ter outro neste prazo.

infográfico sobre avcO clopidogrel é comercializado nos EUA como Plavix pelo laboratório Bristol Myers Squibb e versões genéricas estão disponíveis.

Resultados


Segundo o estudo, dos participantes que tomaram a combinação de medicamentos, apenas 8,2% sofreram outro ataque cerebral no período citado. Daqueles que ingeriram apenas a aspirina, o segundo AVC atingiu 11,7% dos pesquisados.

Se os testes forem confirmados em novos exames que estão sendo realizados nos Estados Unidos, a combinação usando clopidogrel e aspirina pode mudar o padrão de cuidados, afirmam especialistas. "Os resultados foram surpreendentes", disse Claiborne Johnston, professor de Neurologia da Universidade da Califórnia, em São Francisco, coautor do estudo.

Saiba como se prevenir

Os AVCs ocorrem quando o fornecimento de sangue para o cérebro é interrompido por um coágulo ou um vaso rompido. Segundo a Federação Mundial do Coração, cerca de 15 milhões de pessoas sofrem AVCs em todo o mundo, que deixam quase seis milhões de mortos e cinco milhões de incapacitados permanentes.

Esta notícia foi publicada em 27/06/2013 no site www.g1.com.br. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.