Disciplina - Biologia

Biologia & Ciências

01/10/2013

Outubro rosa

baner outubro rosaDivulgação/Ministério da Saúde

O ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.


Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, o Ministério da Saúde iniciou a campanha para conscientização das mulheres sobre o tema, reforçando as ações do movimento Outubro Rosa.


Outubro Rosa

O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina.

O câncer de mama é a segunda causa de morte entre as mulheres. Somente no ano de 2011 a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.

Sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a Lei n. 12.732/12, conhecida como Lei dos 60 dias, garante aos pacientes com câncer o início do tratamento em no máximo 60 dias após a inclusão da doença em seu prontuário, no SUS. O prazo máximo vale para que o paciente passe por uma cirurgia ou inicie sessões de quimioterapia ou radioterapia, conforme prescrição médica.

Leia a notícia na íntegra.



ícone recuros didáticos
Conheça alguns materiais sobre o Câncer de Mama que o Portal Dia a Dia Educação separou para você.




Esta notícia foi adaptada do site http://www.brasil.gov.br/. (publicada em 01/10/13)

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.