Disciplina - Biologia

Sequência de Aulas - Filogenética - passo a passo

Autora: Professora Ionara Marcondes - Curitiba/PR

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1. Nível de Ensino – Médio
2. Conteúdo Estruturante: Organização dos Seres Vivos
2.1.Conteúdos Básicos: Classificação dos Seres Vivos: ritérios taxonômicos e filogenéticos
2.2. Conteúdos Específicos: taxonomia e filogenética

3. Objetivos
  • Compreender os processos de evolução do planeta Terra bem como as interferências desses processos no surgimento e na evolução das espécies.
  • Entender e interpretar as árvores filogenéticas/cladogramas.
  • Compreender que os diferentes grupos de organismos possuem características exclusivas (apomorfias) e compartilhadas (sinapomorfias) e que estas características são analisadas e interpretadas para que sejam elaboradas hipóteses que estabelecem as relações de parentesco entre os organismos (filogenias).
4. Número de aulas estimado: 5 aulas

5. Justificativa

Entender a evolução do planeta Terra, bem como os processos evolutivos pelos quais passaram(ão) os seres vivos é fundamental para a compreensão da complexidade e interdependência ecológica. Assim, estudar e entender as diversas áreas da biologia torna-se imprescindível.
Willi Hennig, cientista alemão, criou em 1959 a Sistemática Filogenética que começou a ser utilizada depois da publicação dos seus princípios em inglês, em 1966. Essa ciência veio auxiliar o até então complexo sistema de classificação e organização dos seres vivos proposto por Linnaeus, pois é uma proposta mais simples do que a sistemática clássica.
As árvores filogenéticas ou cladogramas são representações da diversidade das espécies bem como de seus ancestrais comuns, portanto entendê-los ajuda na percepção das origens dos diferentes seres vivos bem como suas características derivadas (“novidades” que diferenciam o novo ser do seu ancestral).
Como pode ser usada a Sistemática Filogenética? Ela difere da Sistemática Clássica em alguns princípios básicos, por exemplo: só devem ser utilizadas características exclusivas do grupo em questão, eliminando as características compartilhadas com outros grupos, surgindo assim a ideia de caráter derivado. A utilização apenas dos caracteres derivados privilegia a novidade evolutiva (apomorfia) que cada grupo apresenta e elimina muitos aspectos compartilhados com outros grupos.
Os conceitos de extinção e irradiação e suas interações são muito importantes para compreensão do processo evolutivo (Ridley, 2006).

6. Encaminhamento

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7. Relações interdisciplinares

No momento que o professor abordar o Infográfico e o Simulador, poderá estabelecer relações com conteúdos trabalhados na disciplina de Ciências, conteúdo estruturante Biodiversidade e conteúdos básicos Origem da Vida e Organização dos Seres Vivos.

8. Adequações para alunos com necessidades especiais

Caso o professor tenha alunos com DV (deficiência visual) em sua classe, poderá utilizar como material para elaboração da “Ilhas” do jogo Galápagos papéis com diferentes texturas.

9. Aprendizagem esperada

Que os alunos compreendam que os processos de evolução das características ambientais do planeta Terra foram/são fundamentais para a evolução e irradiação das espécies.

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