Disciplina - Biologia

Biotecnologia - Sugestões de Leitura

Aqui você encontra uma lista com sugestões de leitura sobre o tema biotecnologia.
capa do livro A polêmica dos TransgênicosA Polêmica dos Transgênicos

BONETTI, L. P. São Paulo: Centro Gráfico UNICRUZ, 2001.

Esta obra aborda o assunto transgênico de maneira objetiva, trazendo informações importantes sobre como se cultiva esse tipo de planta, sua evolução e como é feito o melhoramento genético dessas espécies.





capa do livro Além de DarwinAlém de Darwin

LOPES, R. J. São Paulo: Globo, 2009

Dois grandes motivos mantêm a teoria da evolução em evidência para além dos laboratórios e congressos científicos. Primeiro, a Biologia ocupou o papel que a Física teve no século passado: ela é a ciência do século XXI. Da medicina à engenharia genética, dos alimentos modificados ao meio ambiente, das pesquisas com células-tronco à história da vida, tudo passa por ela. Segundo a teoria da evolução, está no centro do mais acirrado debate político-ideológico contemporâneo, o que confronta a própria evolução ao criacionismo (a crença na criação divina da vida), ou seja, ao discurso religioso.

capa do livro de Bioética: pessoa e vidaBioética: pessoa e vida

RAMOS, D. L. P.; São Paulo: Difusão, 2008

É um livro que enriquece as reflexões já existentes na literatura brasileira ao se embasar em uma visão de pessoa humana que considera o respeito por seu valor e sua dignidade. A obra oferece subsídios ao estudo da Bioética para graduandos e professores das diversas áreas do conhecimento, bem como a todos aqueles preocupados em conhecer um pouco esse intrigante mundo da Bioética.

capa do livro Biotecnologia: fundamentos (branca com a fita de DNA, em azul, disposta ao lado esquerdo, na vertical).
Biotecnologia: Fundamentos

MALAJOVICH, M. A. Rio de Janeiro: Instituto de Tecnologia ORT, 2009.

A biotecnologia objetiva principalmente o desenvolvimento local ou regional, o progresso da agricultura e a melhora dos tratamentos de saúde. Empresas públicas e privadas de diferentes portes utilizam as tecnologias com base biológica para obter produtos diversos e, também, para assegurar serviços. No livro, a autora apresenta os fundamentos da Biotecnologia e suas aplicações; os conceitos relacionados às células, aos micro-organismos; as enzimas e os anticorpos; a regulação gênica; além de discutir sobre a tecnologia do DNA e algumas técnicas da engenharia genética.

capa do livro Biotecnologia: O imapcto na Sociedade.
Biotecnologia: O Impacto na Sociedade

MALAJOVICH, M. A. Rio de Janeiro: Instituto de Tecnologia ORT, 2010.

O perfil da biotecnologia varia de um país para outro, em função dos recursos naturais, econômicos e políticos, das características das empresas envolvidas e do papel assumido pelos setores público e privado. A inclusão de exemplos do Brasil e de outros países latino-americanos tenta mostrar um pouco dessa diversidade. No livro, a autora analisa o impacto na sociedade das novas tecnologias biológicas que incidem em setores tão diversos como indústria, energia, meio ambiente, biodiversidade, agricultura, pecuária, alimentos e saúde.

capa do livro Criação Imperfeita: de aparência azul lembrando conexões cerebrais.Criação Imperfeita

GLEISER, M. Rio de Janeiro: Record, 2010

Neste livro, o autor desmonta um mito da ciência e da filosofia ocidentais - o de que a Natureza é regida pela perfeição - e contesta o discurso dos ateístas radicais, mostrando que a ciência não prova a inexistência de Deus. Analisando uma série de probabilidades, o autor argumenta que a vida é algo muito raro em um ambiente cósmico extremamente hostil. Exatamente por isso, nossa existência deveria ser valorizada.


capa do livro DNA: o Segredo da VidaDNA: O segredo da Vida

WATSON, J. ; BERRY, A. ; São Paulo: Companhia das Letras, 2005

Desde que a estrutura da molécula do DNA foi identificada, há mais de cinquenta anos, a biologia moderna passou por grandes transformações. O cientista James Watson, ao lado de James Crick, foi um dos responsáveis pela descoberta da dupla hélice, e viveu essas revoluções na condição de protagonista. O livro é um resumo dos principais acontecimentos que marcaram a biologia, desde os experimentos pioneiros de Mendel e da busca pela eugenia, até as pesquisas mais recentes sobre o funcionamento da molécula de DNA e a intervenção genética.


capa do livro Engenharia GenéticaEngenharia Genética: o sétimo dia da criação

OLIVEIRA, F. ; São Paulo: Moderna, 2004

Numa linguagem acessível a autora escreve sobre o desenvolvimento da Bioengenharia e aborda questões éticas e políticas envolvidas na manipulação de genes. Pode-se utilizar essa obra para fazer uma reflexão sobre os mecanismos de biopoder que a Engenharia Genética vem gerando e poderá gerar. A autora escreve, também, sobre os bioliberais e os fundamentalistas, outro ponto importante a refletir.




capa do livro Eu, primataEu, primata: por que somos como somos

WAAL, F. São Paulo: Companhia das Letras, 2007

Neste livro o autor faz um exame fascinante do comportamento de primatas (chimpanzés e bonobos) descendentes do mesmo ancestral comum do homem e traça paralelos reveladores com o comportamento humano. Do estabelecimento de hierarquias sociais com base na força física ao canibalismo, da organização em sociedades matriarcais à prática do sexo para repartir alegria, mitigar a ira e afugentar o medo. O autor oferece um relato científico acessível e divertido, que levanta questões instigantes e ajuda o leitor a entender melhor quem somos.

capa do livro Por dentro da GenéticaFique por dentro da Genética

BROOKES, M. ; São Paulo: Cosac Naify, 2003

O livro explica de maneira simples e didática aos jovens leitores o que são os genes e porque eles são tão fundamentais para os estudos científicos. Apresenta desde as primeiras observações do monge austríaco Gregor Mendel (1822-1884), considerado o "pai da genética", até o Projeto Genoma e as mais recentes experiências de modificações de espécies vegetais e clonagens de animais.




capa do livro Genética na AgropecuáriaGenética na Agropecuária

RAMALHO, M. A. P.; et al Lavras/MG: Ufla, 2008

A genética é uma das ciências mais dinâmicas. É estimado, por exemplo, que o conhecimento gaste menos de dois anos para dobrar. Este livro traz conteúdos de genética básica, enfocando principalmente a agropecuária e como as pesquisas e o conhecimento científico contribuem para o desenvolvimento das criações e plantio. Aborda, ainda, alguns temas relacionados ao controle genético de patologias de animais domésticos, variação biológica e seu significado, marcadores moleculares e regulação da expressão gênica.


capa do livro O gene EgoístaO gene egoísta

DAWKINS, R.; São Paulo: Companhia das Letras, 2007

"O gene egoísta" foi publicado em 1976. Se propunha a condensar o enorme corpo teórico já produzido para compreender como espécies surgem e se diversificam, como indivíduos se relacionam e colaboram entre si - e a ir além. Richard Dawkins inovou de muitas maneiras: introduziu uma linguagem informal e metafórica numa área dominada por reflexões densas e fórmulas matemáticas.



capa do livro O Gordo AbsolvidoO gordo absolvido: a dieta da genética

MEDEIROS, G.; São Caetano do Sul/SP: Difusão, 2008

Este livro pode convencer o leitor de que "o gordo - como afirma o título e ao contrário do que o espelho sugere - não pode receber todo o peso da culpa por seus excessos. Ele não é ou está obeso simplesmente porque come demais. A obesidade tem razões que o próprio apetite desconhece"




capa do livro o Relojoeiro CegoO Relojoeiro Cego

DAWKING, R.; São Paulo: Companhia das Letras, 1986

O relojoeiro cego se tornou um marco da biologia moderna. Empenhado em conquistar novos adeptos para o evolucionismo e para o pensamento científico, o autor faz uma defesa vigorosa da visão darwinista e põe a nu as falácias polêmicas do criacionismo. Para o zoólogo, a síntese moderna entre as descobertas da genética e a ideia de seleção natural é capaz de fornecer respostas verificáveis e elegantes para o enigma das origens da vida e das espécies.


capa do livro Os Avatares do GeneOs Avatares do Gene: a teoria neodarwiniana da evolução

ARNOULD, J.; GOUYON, P. H.; HENRY, J. P. ; Porto Alegre: Instituto Piaget, 2000

Nos últimos anos dois grandes sucessos permitiram aos Biólogos resolver inúmeras questões deixadas em aberto por Darwin: a descoberta das leis da hereditariedade, seguida da do DNA, trouxeram à teoria darwiniana os fundamentos que lhe faltavam, dando lugar à vasta síntese hoje chamada de neodarwiniana. Na genética evolutiva, o indivíduo desce do seu pedestal, considerado o alvo da seleção e o sujeito da evolução, cedendo lugar ao gene, de que é apenas o avatar


capa do livro roleta genética: apresenta o jogo roleta.Roleta Genética

SMITH, J. M. São Paulo: João de Barro, 2009

É impossível a coexistência entre transgênicos e alimentos orgânicos sem contaminação". "A produção de transgênicos afeta a associação do homem com a agricultura e a biodiversidade". Com estes e outros alertas, o autor avalia os efeitos tóxicos potenciais e riscos a saúde do consumo de transgênicos. Levanta questões sobre a produção de alimentos modificados geneticamente e avalia os efeitos deles na saúde humana.


capa do livro Teoria da Evolução: De Darwin a Teoria SintéticaTeoria da Evolução - de Darwin a teoria sintética

FREIRE-MAIA, N. Belo Horizonte/MG: Itatiaia, 1988

O primeiro capítulo do livro versa sobre a vida de Charles Darwin e tem informações interessantes sobre a maneira como ele chegou à teoria da seleção natural, seus anseios e temores quanto a aceitação de suas ideias. O livro trata minuciosamente do darwinismo e segue até a teoria sintética.
Recomendar esta página via e-mail: