Disciplina - Biologia

Biotecnologia - Transgênicos

ícone saiba mais com conteúdo sobre aplicações biotecnológicas em diversas áreas
Transgênicos para quem

Segundo o farmacêutico bioquímico Flávio Finardi (USP) a biotecnologia é a base dos transgênicos e vem contribuindo para a melhoria da qualidade de vida em diversos aspectos: na indústria farmacêutica, na alimentação, na medicina, na produção industrial e até na pecuária.

O pesquisador destaca que "além de aumentar a oferta de alimentos e desenvolver produtos mais nutritivos, no longo prazo, a possibilidade é de reduzir a quantidade de substâncias indesejáveis nos alimentos, como as que naturalmente podem levar a reações alérgicas."

Os organismos geneticamente modificados (OGM), ou transgênicos, são aqueles que tiveram genes, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu código genético.

O processo consiste na transferência de um ou mais genes responsáveis por determinada característica num organismo para outro organismo, ao qual se pretende incorporar esta característica. (Prof. Luiz Carlos Federizzi - UFRGS)

Uma série de organismos diferentes já sofreram inserção de genes da mesma ou de outras espécies, dentre eles: vírus, bactérias, plantas (mais de 100 espécies diferentes), animais e até a própria espécie humana. As mais destacadas são os transgênicos utilizados:
Pesquisa
Fontes de pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: